Guarulhos recebe dois prêmios por projetos inovadores na saúde

Da Redação

Guarulhos fecha o mês de outubro recebendo dois prêmios importantes na área de saúde. Um deles foi conquistado pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, cujo projeto foi um dos ganhadores do concurso Inova SUS 2019, promovido pelo Ministério da Saúde, o que vai render ao município um repasse de R$ 250 mil. O tema vencedor foi “Saúde Mental do Trabalhador da Saúde” com o trabalho “Acolhimento como Ferramenta de Apoio às Tensões Emocionais do Trabalhador da Saúde”. A iniciativa municipal conquistou nota final de 9,80. O prêmio em dinheiro será investido na área de Gestão do Trabalho.

Já o Tear – Serviço da Rede de Atenção Psicossocial – figurou entre os vencedores da 3ª Mostra de Economia Criativa na Semana do Conhecimento 2019, evento promovido recentemente pela prefeitura, na modalidade Exposição de Produtos e na categoria Cultura, com seu acervo produzido na oficina de papel artesanal, que inclui a confecção de papel com semente de plantas. Ecologicamente correto, depois de utilizado, ele pode ser cultivado na terra como qualquer outra vegetação.

Para a gerente do Tear, Denise Antunes, além da conquista do prêmio, a participação no evento proporcionou outro grande ganho: “O empoderamento dos usuários deste serviço de saúde mental, uma vez que eles, enquanto produtores dos trabalhos apresentados, também ficaram responsáveis por prestar informações ao público sobre os materiais expostos, dentre os quais marcadores de livro, cartões personalizados, papel artesanal e de carta, todos confeccionados com a utilização de fibras vegetais descartadas em feira livre, como alface, cebola, coco, entre outros”, explica Denise.

Inova SUS

O concurso Inova SUS tem por objetivo identificar, reconhecer, valorizar, incentivar e premiar as experiências inovadoras na gestão do trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, 94 iniciativas das secretarias de Saúde dos estados, municípios e do Distrito Federal concorreram nos seguintes temas: Gestão Solidária; Educação e Segurança do Trabalho; Saúde Mental do Trabalhador da Saúde; Gestão Administrativa e Arquitetura Hospitalar.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos