Guarulhos recebe alto Grau de satisfação em qualidade da água

Lucy Tamborino

A qualidade da água de Guarulhos foi contemplada com alto grau de satisfação no último trimestre do ano passado. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat).

Neste levantamento, a qualidade da água registrou 652 pontos, de uma escala que vai até mil. No total, 50% dos guarulhenses classificaram a água como ótima ou boa, 29% regular, além de 13% como ruim e 8% péssimo.

O serviço conquistou alto grau de satisfação desde o 1º trimestre de 2017. Nos levantamentos seguintes, a pontuação se estabilizou até o fechamento do ano.

A pesquisa também analisou a satisfação com o serviço a partir da segmentação do perfil dos entrevistados. Quando apenas a faixa etária é analisada, a satisfação é maior entre pessoas que com idades entre 16 e 30 anos.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que distribuía 87% da água no munícipio no ano passado, os outros 13% era produzido por sistemas de tratamento isolados. A água produzida passa por um controle rigoroso de qualidade, sempre seguindo o que estabelece a legislação do Ministério da Saúde. Segundo a Sabesp, ainda são feitos monitoramentos em todo o sistema de abastecimento de água através de coletas sistemáticas de amostras e realização de ensaios em laboratórios. Técnicos da companhia também utilizam como ferramentas o olfato e o paladar para detectar eventuais variações no gosto ou no odor da água. A Sabesp destacou que assumindo os serviços do município em janeiro de 2019, o percentual de água distribuída já corresponde a uma porcentagem maior.

Imagem: Divulgação