Guarulhos recebe a doação de 200 mil máscaras cirúrgicas

Guarulhos recebeu nesta semana a doação de 200 mil máscaras cirúrgicas do UnitedHealth Group Brasil, controlador da operadora de planos de saúde Amil e do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos. Os equipamentos, que serão destinados aos profissionais da rede municipal de saúde, integram o montante de 1,17 milhão de máscaras faciais descartáveis que o grupo irá doar para as três cidades paulistas onde mantém unidades hospitalares (Guarulhos, São Bernardo do Campo e Santos) e quatro instituições assistenciais, totalizando um investimento de R$ 2,5 milhões.

O prefeito Guti agradeceu a doação. “As 200 mil máscaras cirúrgicas são de grande valia para Guarulhos porque elas podem ser utilizadas por médicos, enfermeiros e profissionais das unidades de saúde. Elas vão proteger os trabalhadores que estão na linha de frente da batalha contra a Covid-19”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, José Mario Stranghetti, também destacou a importância da iniciativa do UnitedHealth Group Brasil. “O montante vai suprir a necessidade do município por mais de 30 dias. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, nosso consumo mensal variava de 10 a 15 mil máscaras cirúrgicas. Hoje é dez vezes maior, chegando a 160 mil equipamentos por mês”, disse.

Mais instituições beneficiadas

Outras quatro instituições também serão beneficiadas pela iniciativa do UnitedHealth, que tem por objetivo colaborar com os esforços no combate à pandemia do novo coronavírus. São elas: G10 das Favelas (SP), Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR-RJ), Instituto Velho Amigo (SP) e Hillsong Church Brasil (SP).

“Acreditamos na força das ações de solidariedade para o combate à Covid-19. Com essas doações, estamos contribuindo para a proteção individual de milhares de pessoas, inclusive profissionais de saúde, em parceria com secretarias de saúde e entidades que têm reconhecido trabalho de apoio a pessoas em situação vulnerável”, destaca José Carlos Magalhães, presidente do UnitedHealth Group Brasil.

Assim como Guarulhos, Santos receberá 200 mil máscaras, enquanto que para São Bernardo do Campo serão destinados 500 mil equipamentos. No Rio de Janeiro a ABBR receberá 100 mil máscaras para uso dos 450 funcionários da associação que atuam no atendimento aos pacientes em tratamento de reabilitação ortopédica, motora e intelectual. Essa quantidade supre a necessidade da ABBR por mais de quatro meses.

Ao G10 das Favelas, bloco formado por líderes e empreendedores sociais de dez comunidades pelo País, foram doadas 100 mil máscaras, o equivalente a uma para cada morador de Paraisópolis, onde os equipamentos de proteção individual serão distribuídos a uma das dez áreas carentes onde a organização atua no Brasil.

O Instituto Velho Amigo distribuirá as 40 mil máscaras entre 23 instituições de acolhimento de idosos na Grande São Paulo, três Unidades Básicas de Saúde da região do Ipiranga e Sacomã e para a população idosa com diagnóstico positivo de Covid-19 na comunidade de Heliópolis. Serão beneficiados 2.224 idosos e 961 colaboradores de ação direta, entre cuidadores, agentes ambientais, agentes de saúde, assistentes sociais, psicólogos e agentes de manutenção dos abrigos.

Já as 30 mil máscaras doadas à Hillsong Church Brasil serão inseridas em cestas básicas distribuídas nos fins de semana em comunidades de São Paulo e em kits entregues a trabalhadores da linha de frente e de serviços essenciais, como funcionários de farmácias, açougues, mercados, postos de gasolina, policiais e entregadores de aplicativo.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos