Guarulhos recebe ‘1º Encontro de Iniciação Científica Torricelli’

Da Redação

Guarulhos recebeu, entre os dias 26 e 30 deste mês, o “1º Encontro de Iniciação Científica Torricelli”. Ao todo cerca de 200 pessoas participaram do evento, que contou a apresentação do projeto, desenvolvidos por alunos, de energia fotovoltaica para um corredor da faculdade.

No evento acadêmico, os presentes puderam conhecer de perto a pesquisa e projeto realizado de março até junho. “Ele é importante porque mostra a linha de conduta da faculdade que é o envolvimento, desde o primeiro semestre, com um projeto que tem viés acadêmico e prático ao mesmo tempo”, destacou Cosimo Bertelli, coordenador dos cursos de Engenharias.

Estudantes de Engenharia Mecatrônica e de Produção, Contábeis e Administração trabalharam juntos. “Este projeto também é realizado com o auxílio de diversos professores, temos um docente de projetos, mas também foram envolvidos os professores de Física, Química e Cálculo”, comentou Bertelli destacando a interdisciplinaridade.

A faculdade tem trabalhado em quatro linhas de pesquisa: Energia Limpa (renovável), Inteligência Artificial, Robótica e Games. “Se nós não preparamos os profissionais agora, a indústria brasileira terá que buscar fora do país. Estamos desenvolvendo uma matriz curricular voltada para o mercado do futuro, alinhada as diretrizes do currículo nacional”, pontuou.

A pesquisa tem intuito de desenvolver o aluno também como profissional. “O aluno tem esse contato de como desenvolver o projeto, quais são as etapas, as dificuldades e quais são os conflitos técnicos e até às vezes em relação à equipe que tem opiniões distintas. A experiência que ele ganha atuando no desenvolvimento de um projeto real o capacita para sair da faculdade e poder competir uma vaga de emprego realmente com que o mercado vai solicitar”, explicou.

No próximo semestre os alunos devem desenvolver um projeto de energia eólica, mapeando as regiões de Guarulhos. “Será desenvolvido pensando em vendê-lo ou atuarem com consultoria para uma empresa”, finalizou.