Guarulhos possui 180 áreas verdes adotadas pela iniciativa privada

Lucy Tamborino

Guarulhos conta hoje com 180 áreas verdes adotadas pela iniciativa privada. São praças, canteiros e jardins disponibilizados através do programa “Adote Uma Área Verde” que com a cessão faz as empresas associarem o nome à questão ambiental, obtendo o reconhecimento da comunidade através do retorno publicitário.

Entre as áreas, a Praça Dona Leônidas P. Figueiredo, na Vila São João, foi adotada pelo Colégio Geometria. Professores e alunos participam do trabalho de revitalizar o local, com ações como limpeza e plantio de mudas de flores. Os bancos também receberam uma nova pintura.

A ideia surgiu após um professor coordenador sugerir a diretora que os alunos frequentassem ambientes fora da sala de aula. “Nós estamos conscientizando os alunos em relação ao meio ambiente. Infelizmente aqui no Brasil não é como lá fora que as pessoas não jogam lixo no chão”, explicou a diretora da instituição, Adriane Soguino Yamamato.

De acordo com ela, os pais dos alunos ainda têm comentado que a praça está mais movimentada. Apesar da adoção pelo Colégio Geometria, Adriane diz que toda ajuda é bem-vinda, comerciantes da região também tem se emprenhado na ação. A intenção da escola é mover a todos em busca da conscientização.

A única regra para que empresas adotem uma área verde, conforme estabelecido no site da prefeitura, é que esta se responsabilize pelo trabalho contínuo de conservação e manutenção do local. Para informações e adesões, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza o telefone 2475-9859 e o e-mail adote@guarulhos.sp.gov.br.

Imagem: Divulgação