Guarulhos poderá contar com pagamento de tarifa de ônibus com cartões de débito e crédito

Lucy Tamborino

Seguindo a tendência da capital, tramita na Câmara um projeto de lei que prevê o pagamento das tarifas de ônibus com cartões de crédito e débito. O texto é de autoria do vereador Eduardo Barreto (PCdoB). O PL também prevê o sistema tecnológico de pagamento por aproximação do validador, seja por cartões plásticos, dos smartphones, smartwatches, pulseiras de pagamento, entre outros.

Com linhas estratégicas e espalhadas por toda cidade, Guarulhos conta hoje com 877 coletivos. A divisão é de 560 ônibus convencionais e 16 articulados, além de 282 micro-ônibus, 10 noturnos e nove seletivos. Ao todo são 109 linhas regulares, cinco noturnas e uma seletiva. Os dados são da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

Para propiciar maior comodidade aos passageiros, a Prefeitura de Guarulhos ainda ampliou o número de viagens nos serviços especiais em circulação na cidade. O serviço Seletivo realiza 71 viagens por dia, inclusive aos finais de semana, na linha S172, do Shopping Internacional, no Itapegica, até o Aeroporto Internacional de Cumbica, contemplando 61.500 usuários por mês. A tarifa é de R$ 5,50.

Já no serviço Noturno, os ônibus operam entre meia-noite e 4h da madrugada, inclusive aos sábados e domingos, perfazendo um total de cinco linhas atendendo quase oito mil passageiros por mês. A tarifa é de R$ 4,45.

Imagem: Lucy Tamborino