Guarulhos participa de seminário sobre “ruas completas”, em São Caetano

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Da Redação

Nesta quarta-feira (28), técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) de Guarulhos participaram do Seminário Ruas Completas, realizado em São Caetano do Sul pela Frente Nacional de Prefeitos, em parceria com a World Resources Institute (WRI). A proposta é tornar as vias acessíveis a todos os públicos, de mobilidade à segurança.

O município foi representado pelo diretor de Gestão Urbana, Gabriel Rodrigues de Arruda, e os técnicos Walter de Assis Barros e Gasparino José Romão Neto. Na oportunidade, eles apresentaram o projeto de requalificação urbana da rua Tapajós, na região central, visando aumentar o público do comércio e serviços do local. Essa iniciativa, inclusive, faz parte da proposta do novo Plano Diretor da cidade, em trâmite na Câmara Municipal para votação.

Conceito

O conceito de ruas completas é baseado nas intervenções urbanas em vias especiais, que são projetadas para dar segurança e conforto à população de todas as idades e usuários, e de todos os modos de transporte. Tem como base distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos. Dessa maneira, todas as melhores alternativas de desenho urbano podem ser incorporadas desde que respondam no contexto local da área onde se localizam e reflitam a identidade da rua e as prioridades da comunidade.

O evento reuniu representantes de diversas cidades do País, como Niterói, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Campinas, Fortaleza, Porto Alegre, Juiz deFora, João Pessoa e Porto Velho, que puderam apresentar conteúdos, propostas e projetos já realizados com o conceito de ruas completas.

- PUBLICIDADE -