Projeto apoiado pelo Instituto CCR, no trecho CCR RioSP, acaba de realizar oficina de capacitação para crianças e jovens
A primeira fase do projeto Comunidades Criativas chegou a Guarulhos (SP) ontem, dia 15, quarta-feira, com a oficina de capacitação para 46 crianças e jovens atendidos pelo Núcleo de Inclusão Produtiva, espaço coordenado pela Prefeitura de Guarulhos e destinado a cursos de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social do município e que terá, ao fim do projeto, o muro de sua unidade grafitado com uma arte exclusiva pelos próprios participantes atendidos, sob a monitoria da artista visual Carol Pimentel.
O Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão sobre a Diversidade e a Inclusão e conta com o apoio do Instituto CCR, no trecho CCR RioSP. A partir de agora, todos os envolvidos estão na fase de produção criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em breve, a fase de votação popular pela internet será aberta à toda comunidade e define a ilustração vencedora que servirá de inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, que ocorre logo em seguida.
Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.
“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
“A importância de aderir ao projeto é colaborar com atividades que venham contribuir com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Além da expressão e linguagem visual, os artistas retratam realidades do dia a dia. Expressão de liberdade.”, comenta Madalena Batista, chefe de divisão administrativa do Núcleo de Inclusão Produtiva.
Sobre o Núcleo de Inclusão Produtiva
Criado pela prefeitura de Guarulhos, o Núcleo de Inclusão Produtiva, no bairro Taboão, é um espaço destinado a cursos de qualificação profissional gratuitos com capacidade para atender até 260 alunos com o objetivo de reinserir pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, incentivando a geração de renda.
Sobre o projeto Comunidades Criativas
O Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. A realização é da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e patrocínio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Guarulhos, o apoio local é da CCR RioSP.
Além de Guarulhos, no trecho da CCR RioSP as cidades de Ubatuba (SP) e Taubaté (SP) também participaram do projeto. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br