Guarulhos lança aplicativo para informar sobre incidentes graves dentro de ônibus

O prefeito de Guarulhos, Guti, lançou ontem, Dia Internacional da Mulher, o Botão de Incidente Grave (BIG), agregado ao aplicativo do transporte público municipal, que a prefeitura oferece em parceria com a Guarupass e a CittaMobi.

“Nosso papel é reforçar o compromisso de combater injustiças sociais, agressões e violências, fazendo parte da construção de uma sociedade empática, que pensa no próximo, reafirmando nossos deveres diante das leis e pessoas. E é também esses princípios que seguimos na Subsecretaria da Mulher. Esperamos, de verdade, que um dia esse aplicativo seja apenas útil, mas não necessário”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, os responsáveis pelo aplicativo explicaram a funcionalidade do dispositivo, que já está ativo para o uso de toda a população, e o diretor da Guarupass, Márcio Pacheco, lançou a campanha “Ônibus é lugar de respeito. Chega de abusos”.

“Acreditamos que o aplicativo CittaMobi não se limita em prover informações sobre tempo de chegada dos ônibus nas paradas. O app virou uma plataforma de comunicação da população com as empresas operadoras dos ônibus e também com a Prefeitura de Guarulhos.” salienta Fernando Matsumoto, gerente de produtos da Cittati, empresa que desenvolveu o aplicativo CittaMobi.

BIG
O Botão de Incidente Grave, também conhecido como botão do pânico, está vinculado ao aplicativo CittaMobi. É o mesmo que informa a previsão de chegada dos ônibus nas paradas em tempo real. Somente em 2017, o serviço foi acessado mais de 4,7 milhões de vezes por passageiros guarulhenses.

Os cidadãos podem reportar situações graves como assalto, assédio sexual e violência. Basta baixar gratuitamente o aplicativo, selecionar uma parada de ônibus, uma linha ou um ônibus, e clicar sobre uma corneta na parte inferior da tela. Todos os sistemas estarão on-line e um alerta será enviado diretamente aos órgãos de controle de trânsito e segurança da cidade.

Foto: Fábio Nunes Teixeira