Guarulhos já tem 102 casos confirmados de coronavírus, com 11 mortes

 Da Redação

O número de casos confirmados de coronavírus (covid-19) em Guarulhos subiu de 89 para 102 nesta quarta-feira (08). Até o momento, 281 casos foram descartados e 1.756 seguem sob investigação. Houve também mais um óbito, totalizando 11, enquanto que as mortes suspeitas cujas causas podem ser o novo coronavírus chegaram a 43 na cidade. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde.  

Para dificultar ainda mais a transmissão do vírus na cidade, a Prefeitura de Guarulhos decretou nesta terça-feira (07) novas regras de funcionamento para supermercados durante o período de pandemia, já que nesses locais estava havendo aglomerações. O decreto 36.792/2020 institui que os hipermercados, supermercados e mercados deverão limitar o número de clientes em atendimento, podendo permanecer no estabelecimento no máximo duas pessoas por grupo familiar e delimitando uma pessoa para cada 5 m² de área disponível. O descumprimento da determinação, a partir deste sábado (11), poderá acarretar multa no valor de R$ 1.129,41 e, em caso de reincidência, de R$ 2.258,82.

Enquanto isso, a Prefeitura continua mobilizando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar (PM), para realizar intensa ação de fiscalização ao comércio não essencial, que de acordo com o decreto 36.726/2020 deve suspender as atividades presenciais como forma de evitar aglomerações. Somente nesta terça-feira (07) foram atendidas 51 denúncias, sendo que 25 dos estabelecimentos denunciados já se encontravam fechados, outros 17 estavam abertos por exercerem atividades permitidas, seis foram autuados e fechados e três não foram localizados.

Estabelecimentos que não estão acatando as determinações da Prefeitura de Guarulhos sobre a suspensão das atividades devem ser denunciados pelo número 153, da GCM, ou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano pelos telefones 2453-6700 / 6701 / 6705. Além de assegurar as ações de fiscalização da SDU, a GCM esclarece que está com seu efetivo nas ruas prestando orientações à população em pontos fixos e móveis, bem como percorrendo a cidade com viaturas equipadas com mensagens sonoras de modo a reforçar recomendações sobre a manutenção do isolamento social.