Guarulhos irá vacinar todos os profissionais da educação contra a covid-19 a partir de segunda-feira

Os profissionais da educação que têm vínculo empregatício com alguma instituição de ensino de Guarulhos já podem se cadastrar no sistema online GRU Vacina (https://bit.ly/VacinaGru) para receberem a imunização contra a covid-19 a partir de segunda-feira, dia 7. A antecipação do calendário de vacinação foi anunciada nesta terça-feira (1º) pelo prefeito Guti, o que torna Guarulhos uma das cidades pioneiras do país a imunizar todos os seus profissionais da educação. De acordo com o plano estadual, esses profissionais só seriam vacinados a partir de 21 de julho.

Para ser atendido em uma das 66 Unidades Básicas de Saúde do município que estão vacinando, é obrigatório realizar o cadastro e agendar a vacinação no site da Prefeitura, seguindo o calendário definido pelas secretarias de Educação e Saúde.

A imunização começa na próxima segunda-feira (7) com o grupo de profissionais da educação infantil. Na semana seguinte, segunda-feira (14), será a vez do segundo grupo, composto por profissionais do ensino fundamental 1 e 2, dos Centros de Educação Unificados (CEUs) e professores especialistas. O grupo formado por profissionais do ensino médio, de cursos profissionalizantes e da EJA e o grupo formado por profissionais de ensino superior terão as datas de vacinação divulgadas em breve.

A partir desta quarta-feira (2) o cadastro estará liberado para todos e o agendamento somente para o primeiro e segundo grupos. Os demais devem aguardar a divulgação do cronograma para fazer o agendamento. É imprescindível ter em mãos cópia do holerite referente ao mês de maio de 2021, declaração da unidade escolar com função e modalidade em que atua e apresentar um documento de identificação com foto para receber a vacina.

O prefeito Guti já havia manifestado sua preocupação em imunizar essa categoria profissional no início do ano, quando enviou ofícios aos governos estadual e federal solicitando a inclusão dos profissionais da educação nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19.

Nos ofícios, a Prefeitura de Guarulhos argumentava que a imunização é importante para tranquilizar os educadores e as famílias dos alunos. “O esforço dos professores para reinventar a escola mediante plataformas online e televisivas deve ser reconhecido e valorizado, porém a socialização e o aprendizado dentro do ambiente escolar, com segurança para todos, não podem ser substituídos”, apontava o documento.

O Secretário de Educação, Paulo Matheus, destaca que a cidade tem ocupado uma posição de vanguarda na luta contra a pandemia. “Temos adotado as medidas mais eficazes e atualizadas pela ciência, acompanhando com agilidade o que tem sido feito no Brasil e no mundo”.

Matheus lembra que Guarulhos foi a primeira cidade do país a construir um hospital de campanha, a investir em campanhas para utilização de máscaras por toda a população e, agora, assume novamente o protagonismo ao liderar o processo de imunização dos seus profissionais da educação.

- PUBLICIDADE -