Guarulhos institui a Semana Municipal de Direitos Humanos

A Prefeitura de Guarulhos instituiu, por meio da lei 8.012/2022, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (20), a Semana de Direitos Humanos, que será realizada no município anualmente na semana do dia 10 de dezembro. A iniciativa, de autoria do Executivo, passa a compor o calendário festivo de aniversário da cidade e ocorrerá em alusão ao Dia Internacional de Direitos Humanos (10/12), data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A medida visa a sensibilizar e difundir os conceitos relativos aos direitos humanos por meio da realização de atividades educativas para a população, bem como desconstruir preconceitos e incentivar denúncias de violações de direitos humanos buscando a eliminação de todas as formas de discriminação e a promoção desses direitos a todas as pessoas.

A cada ano a Semana de Direitos Humanos terá um tema específico, a ser definido pela coordenação do evento junto com o grupo de trabalho técnico intersetorial, ainda a ser definido, mas que deverá englobar integrantes da Prefeitura, de conselhos municipais e da sociedade civil.

“Os direitos humanos constituem o nível mais básico de direitos que qualquer cidadão pode requerer a si próprio ou para outra pessoa. Desta forma, a promoção de um evento de grande magnitude em Guarulhos reforça a importância que a atual administração dá ao tema na cidade”, comentou o prefeito Guti.

Entre as atividades que poderão ser propostas estão palestras educativas, caminhadas temáticas, apresentação de grupos artísticos ou musicais, atividades lúdicas, exposições, exibição de filmes sobre o tema e distribuição de material informativo.

- PUBLICIDADE -