Guarulhos fecha o ano de 2018 com mais de 100 mil empresas

Lucy Tamborino

Apesar da crise econômica vivenciada no país inteiro, a cidade de Guarulhos terminou o ano com um total de 103.174 mil empresas em seu território, em 2017 eram 99.779, ou seja, em um ano mais de três mil empreendimentos se instalaram na cidade. O município apresentou também aumento de 702 novos microempreendedores individuais (MEI), o que representa 1,21% a mais, em 2017 eram 57.820 nesta categoria.  

Os números são resultado de ações como, projetos municipais que agilizam as respostas às demandas, desburocratização, programas de incentivos fiscais e integração com instituições acadêmicas ao serviço de inteligência econômica.

Segundo a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), uma lei municipal em andamento, deve apresentar um programa de atração de investimentos e geração de empregos, estabelecendo diretrizes e incentivos fiscais para o desenvolvimento.

Ainda de acordo com a atual gestão municipal, outras medidas ainda serão desenvolvidas neste ano, como o Projeto Investe GRU, o fortalecimento do ambiente de negócios por meio da adição de novos recursos de tecnologia, a ampliação dos serviços do programa Apoio Regionalizado ao Empreendedor (Aprende) e novas parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE – SP).

Imagem: Edson Queiroz