Guarulhos fará busca de sintomáticos para covid-19 neste domingo

A Secretaria da Saúde de Guarulhos vai realizar neste domingo (16) uma busca ativa de pessoas com sintomas de covid-19 na região central da cidade. Em mais essa participação na ação social da Pastoral do Povo da Rua, que será promovida das 8h às 12h ao lado da Igreja do Rosário (Centro), profissionais de odontologia, de enfermagem, assistentes sociais e psicóloga da rede também ofertarão vacina contra o sarampo, testes rápidos para detecção do HIV e hepatite C, além de orientações gerais em saúde.

Em caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus, a pessoa passará a receber monitoramento médico, com orientações sobre os cuidados a serem tomados de acordo com a gravidade dos sintomas. Já a Pastoral do Povo da Rua disponibilizará serviços como pet shop, cabeleireiro, banho e café da manhã. 

Desde o início da pandemia até o momento 15 pessoas em situação de rua testaram positivo para Covid-19 e estão em acompanhamento pela Secretaria da Saúde. Sempre que é identificado um caso positivo, os profissionais de saúde entram em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que direciona para qual serviço o usuário será encaminhado. Aqueles que recusam o acolhimento e permanecem nas ruas são acompanhados pelas equipes do Consultório na Rua do SUS. 

O trabalho é realizado em parceria com a Pastoral do Povo da Rua. Em caso de pessoas em situação de rua com sintomas de Covid-19, a população pode acionar as equipes do Consultório na Rua do SUS pelo telefone  2475-8661. Já se for preciso solicitar auxílio a morador de rua sem sintomas de coronavírus, o telefone de contato é o da Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social: 2536-4110.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos