Guarulhos está entre as 10 cidades com maior incidência de raios do estado

Lucy Tamborino

Guarulhos está em oitavo lugar no ranking de densidade estadual de raios, a densidade das descargas na cidade registrou 13,45 por quilômetro quadrado por ano. Apesar dos números nenhuma morte na cidade foi registrada devido a descargas elétricas. São Paulo é o décimo estado com maior incidência de raios no Brasil, com uma média de 5,2 descargas elétricas por metro quadrado.

Já a capital está na 10º posição, com 13,27 raios por quilômetro quadrado por ano. Devido à urbanização, o padrão se repete em outras cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo, todas com média acima de 10 raios por metro quadrado.

Este verão deve ainda contar com uma incidência de raios entre 20% e 30% maior na Região Sudeste, segundo previsão do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aumento das descargas elétricas está relacionado, de acordo com o grupo, ao fenômeno El Niño, uma anomalia climática causada pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região próxima à Linha do Equador.

Ainda de acordo com o grupo, as ilhas de calor criadas pelos grandes centros urbanos em função das superfícies artificiais, como o asfalto, a falta de vegetação e poluição atmosférica contribuem para o aumento das tempestades. A construção de torres e prédios altos também influencia nas ocorrências de raios chamados ascendentes (que parte do solo em direção às nuvens).

Imagem: Dalila/Catraca Livre