Guarulhos está em situação de alerta para doenças causadas pelo Aedes aegypti

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Guarulhos está em alerta para doenças causadas pelo Aedes aegypti – incluindo dengue, zika e chikungunya. A cidade figura na relação divulgada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria da Saúde, em 2017 foram 391 casos de dengue confirmados, contra 85 neste ano; 15 de chikungunya em 2017 e nove neste ano; e nenhum caso confirmado de zika vírus nos períodos.

O mosquito é combatido durante todo o ano por agentes da Secretaria da Saúde. No entanto, para melhores resultados a participação da população é fundamental evitando a proliferação do Aedes, eliminando os possíveis focos e permitindo a entrada dos agentes de saúde em suas casas, o que muitas vezes não acontece. Somente nesta última Avaliação de Densidade Larvária realizada em outubro passado, 46% dos imóveis visitados não foram trabalhados porque estavam fechados ou houve recusa por parte do morador em permitir a entrada dos agentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 504 municípios brasileiros registram alto índice de infestação pelo Aedes aegypti e apresentam risco de surto para doenças transmitidas pelo vetor. Das 5.358 cidades que realizam algum tipo de monitoramento do mosquito, 1.881 estão em situação de alerta, enquanto 2.628 apresentam índices considerados satisfatórios.

Imagem: Divugação/Fiocruz

- PUBLICIDADE -