Guarulhos é referência em iniciativas e políticas públicas educacionais

No mês de agosto a Prefeitura de Guarulhos participou do VIII Encontro Nacional das Cidades Educadoras – Territórios, Inovação, Educação Integral e Sustentabilidade: Contextos e Práticas, evento realizado pela Prefeitura de Curitiba. A iniciativa, organizada pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), teve como proposta a exposição de ações, investigação acadêmica e relatos de experiência frente aos desafios das cidades educadoras.

Neste espaço, representantes da Secretaria de Educação apresentaram algumas das ações desenvolvidas pelo município em concordância com os princípios da Carta da Cidade Educadora. A participação da Educação aconteceu nos grupos temáticos, nas sessões de relatos de experiências e na publicação em anais do evento.

As políticas públicas educacionais e iniciativas apresentadas foram do Programa Saberes em Casa: a Experiência Escolar no Ensino Remoto, que contou com a participação da professora Eliane Siqueira, que compartilhou as práticas desenvolvidas no contexto remoto.

“A participação foi muito bacana, nosso projeto é lindo. Foi legal também ter a oportunidade de ouvir as ações que as outras cidades desenvolvem e constatar que Guarulhos está no caminho certo e muito à frente em relação às propostas que nós pensamos para o desenvolvimento de uma educação integral”, destacou Eliane. 

Além disso, também foram apresentados Espaços Educativos: Compromisso com a Equidade – Cemear; Programa Leia: Formação Continuada de Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Educação de Guarulhos em tempos de pandemia; e o EducaCEU – Escola 360.

Os temas tratados seguiram três aspectos da esfera social, política e educativa: inovação e territórios educativos; a experiência e desafios das cidades perante a pandemia; e o desenvolvimento profissional na educação em uma sociedade em rede.

Carta das Cidades Educadoras

Com o objetivo de trabalhar de forma conjunta projetos e atividades que buscam a melhoria da qualidade social da educação e do bem-estar de seus habitantes, em 11 de dezembro de 2014, mediante a Lei Municipal nº 7.331, o município de Guarulhos assumiu compromisso com a Carta das Cidades Educadoras, passando a integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras.

A fim de alcançar os princípios da Carta das Cidades Educadoras nas políticas municipais guarulhenses, o município participou do Cyber Café de Aprendizagens Meio Ambiente: Cuidados Frente à Covid-19 e recuperação de espaços ao ar livre. O evento contou com a participação do prefeito Guti.

Para conhecer a programação, as palestras e as formações do evento acesse https://sites.google.com/educacao.curitiba.pr.gov.br/8encontrobrdecidadeseducadoras/p%C3%A1gina-inicial.

Em breve, o registro do VIII Encontro Nacional das Cidades Educadoras também será lançado em livro, compondo mais uma referência para as Cidades Educadoras de todo o país.

- PUBLICIDADE -