Guarulhos é premiada por ações com imigrantes afegãos e mulheres bolivianas

- PUBLICIDADE -

Entre os dias 15 e 17 de março a Prefeitura de Guarulhos participou do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), no qual recebeu o prêmio David Capistrano por ações de combate à violência sexual e uma menção honrosa pelo trabalho realizado com os imigrantes afegãos no aeroporto internacional. Ao todo 36 servidores da Saúde representaram o município no evento, incluindo o secretário Ricardo Rui.

Reconhecido como um dos mais importantes congressos na área de saúde pública, o Cosems 2023, realizado na cidade de São Pedro, teve como tema os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutiu os caminhos para alcançar a equidade, a universalidade e a integralidade do SUS na atual conjuntura.

Durante os três dias de congresso, além de palestras ministradas por profissionais renomados na área, o evento contou com amostras das experiências exitosas dos municípios e a cerimônia de entrega do prêmio David Capistrano, no qual Guarulhos se sagrou vencedora com a ação Todas Hermanas, que oferece tratamento e atenção às mulheres bolivianas vítimas de violência sexual, proporcionando atendimento social e psicológico, trailers de acolhimento e a interrupção o ciclo de violência na área de abrangência do Núcleo de Apoio à Vida (NAV IV).

Além do prêmio, Guarulhos recebeu uma menção honrosa do Cosems pelas ações de saúde realizadas com os imigrantes afegãos no aeroporto, que tiveram o objetivo de prevenir doenças emergentes, como a covid-19, e reemergentes, como o sarampo e a poliomielite. Além dos serviços de vacinação, os afegãos encaminhados para a Residência Transitória também receberam orientações sobre questões de saúde e tiveram acesso a uma avaliação médica na UBS Vila Fátima.

- PUBLICIDADE -