Guarulhos é excluída de novo edital do programa Mais Médicos

Brasília - Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Taguatinga. Em alguns hospitais do Distrito Federal faltam leitos para os pacientes. Foto: Marcello Casal JR/ABr
- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

O Ministério da Saúde vai abrir, no dia 27 de maio, um edital para a contratação de médicos para prestarem assistência básica (atendimento primário, de baixa complexidade) dentro do Programa Mais Médicos. As inscrições se encerram no dia 29 de maio.

Mesmo com 10 vagas em aberto, Guarulhos foi excluída no novo edital. Destas, quatro foram abertas em decorrência de desistências de inscritos para substituir os médicos cubanos. As demais são provenientes de diversos fatores, tais como desistências anteriores, término do contrato, ingresso no programa de Residência Médica, entre outros. Com a saída dos profissionais cubanos, o município perdeu 28 médicos.

A perspectiva do ministério é contratar cerca de dois mil médicos, com especialidades diferentes, para trabalharem em 790 municípios, inclusive em áreas de difícil acesso como aldeias indígenas, comunidades quilombolas e moradores de casas ribeirinhas isoladas e assentamentos à margem de rios.

Os profissionais recebem bolsa-formação no valor de R$ 11,8 mil. O edital dá preferência a médicos brasileiros, com CRM nacional e títulos de especialista e/ou residência médica em medicina da família e comunidade obtidos no país.

Conforme nota do Ministério da Saúde, “caso haja vagas remanescentes dessa primeira etapa, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da Medicina no exterior”.

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

- PUBLICIDADE -