Guarulhos é a terceira cidade do estado com mais ocorrências de roubo de motos

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Com 4% dos roubos de motos de todo estado, Guarulhos é terceira cidade com o maior número destas ocorrências, de acordo com dados Boletim Econômico Tracker-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), que analisa dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.  Os índices são de outubro de 2018 a setembro de 2019 e foram divulgados no mês passado.

O município só perde para as cidades de São Paulo e Diadema, que registraram 41,9% e 4,8% de todos os roubos de motos do estado, respectivamente. Guarulhos ainda figura na 12ª posição levando em consideração os furtos (1,24%).

Já em todo o Estado de São Paulo, 31.581 motocicletas foram furtadas ou roubadas no período, uma média de 2.625 ocorrências por mês. O número é considerado alto, mesmo com uma queda de 2,58%, quando comparado com o registrado anteriormente (32.395 entre outubro de 2017 a setembro de 2018).

A pesquisa ainda apontou que o clima influencia o aumento dos crimes. “Os últimos três meses do ano apresentaram maior volume de boletins. Mas no caso de roubo, especialmente em dezembro, o índice chega a ser o dobro da média mensal e o mês de novembro fica 50% acima. Julho é o que registra menos eventos. Esses números deixam claro que o fator clima favorece a ação dos bandidos. Ou seja, quanto mais motos na rua, maior a oportunidade para os criminosos”, analisa o coordenador do Núcleo de Pesquisa da Fecap, Erivaldo Costa Vieira.

- PUBLICIDADE -