Guarulhos é a cidade da feijoada?

Serginho Freitas

Um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira sem dúvida alguma é a feijoada.

A receita, que principalmente é degustada as quartas-feiras e sábados, é composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e costuma vir acompanhada de verduras e legumes.

Várias são as histórias de onde este delicioso, e nutritivo, prato surgiu.

A que mais ouvimos é que a feijoada é uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil, onde eram lhes fornecido as partes dos porcos que os fazendeiros não apreciavam.

Por sinal, sobre essa história, um dos grandes historiadores da cultura brasileira, o jornalista, historiador, antropólogo e advogado Luis de Câmara Cascudo, chegou a questionar se a feijoada seria invenção dos africanos escravizados em alguns comentários à sua época: “sendo boa parte dos africanos seguidora do islamismo, como poderiam ter incluído a carne de porco no prato, já que a religião interdita seu consumo?”.

Já para alguns historiadores, especialistas em gastronomia, este tipo de receita é milenar, e se arriscam em dizer que possivelmente na época do Império Romano já existia prato similar.

Algumas outras receitas também são citadas por historiadores como “irmão mais velho” da nossa feijuca.

O COZIDO de Portugal, o CASSOULET da França, a PAELLA da Espanha, o BOLLITO da Itália e até o nosso FEIJÃO GORDO são alguns.

Em Guarulhos restaurantes e bares gastronômicos têm em seu cardápio o prato que, principalmente aos sábados, se transforma em carro chefe.

A feijoada do Gilmar da Eleven Choperia por exemplo é uma delas. “A nossa feijoada é especial Serginho. Desde que inauguramos, há 22 anos, meu pai que encarava as panelas a pedido dos amigos. Sempre fizemos uma quantidade pequena para atender os clientes que passavam pela choperia na semana e acabavam encomendando. Você sabe como o velhinho manja da cozinha. Hoje em dia ele não fica na frente do fogão, mas os temperos e a forma de fazer continua a mesma. E todo sábado ele tem que experimentar para saber se está tudo igual. Já nem é pelo dinheiro. É mais pela história mesmo”, contou Ale Gandini, o “Gilmarzinho”.

Outras casas, como o Marechal Choperia e Butiquim, preferem trabalhar com o sistema “coma a vontade”. “Agora que estamos podendo ter os clientes em nosso salão, atendendo as recomendações da OMS e da Prefeitura de Guarulhos, resolvemos deixar a nossa feijoada no sistema tradicional de coma a vontade. Decidimos fazer este tipo até mesmo para que nossos funcionários, que estavam em sua maioria de férias coletivas, pudessem retornar a seus postos dando uma certa tranquilidade na manutenção de seus empregos”, explicou Dalton Horikava.

E como o assunto é comer, vou deixar abaixo alguns locais para que você amanhã possa encomendar aquela feijuca esperta, com muito torresmo e para quem gosta, com aquela caipirinha bem gelada.

Um abração e até semana que vem!

Onde comer aquela feijuca esperta?

Lancheteria Guarulhos.
Feijoada defumada no fogão a lenha.
Avenida Emilio Ribas, 435 – @lancheteriaguarulhos
TeleWhats: 2656-8652

Marechal Choperia e Butiquim
Feijoada a vontade.
Rua Tapajos 227 – @marechalbarguarulhos
Whatsapp: 98700-7767

Água Doce cachaçaria
Feijoada delivery
Rua Tapajós, – @aguadoceguarulhos
Telefone: 2447.0973

Eleven Choperia
Feijoada sob encomenda
Rua Marajó 113 – @ eleven11chopp.oficial
Tel: 2447-2265

Mandala Restaurante
Feijoada sob encomenda e delivery
Rua Felicio Marcondes, 290 – @mandalarestaurantelanchonete
Tel: 2229-8459

Resenha da Vila – Bosque Maia
Feijoada Delivery
Av Paulo Faccini, 1919 – @_resenhadavila
Tel: 99977-2082

Fox beer x
Feijoada delivery
Avenida Cônego Valadão 1217 – @Foxbeerx
Tel: 2421-3183

Brazuca Beer
Feijoad Delivery
Rua Anice, 254 – @brazucabeer
Tel: 2358-3862