Guarulhos celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento de longa metragem

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo sábado (5), estreia Cabuçu – Brasil Arte e Resistência na Pandemia, documentário produzido durante os eventos artísticos da 12ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos. Realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do FunCultura, o longa metragem tem aproximadamente 75 minutos e será exibido às 18h no canal do Movimento Cabuçu no YouTube, no endereço https://youtube.com/user/MovimentoCabucu.

Para mostrar o alcance nacional do evento em mais um projeto, o filme aborda discussões e reflexões ambientais promovidas desde a primeira edição da mostra, realizada em 2009. “O intercâmbio entre diferentes cidades e estados do país foi de extrema importância, pois trouxe para esta mostra um tempero diferente, mesmo em meio a um momento sensível de pandemia e escassez que afeta toda a classe artística”, observou Rodrigo Maia, produtor do evento.

À luz da 12ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, a diretora do longa, Janaina Reis, observa que fazer arte em tempos tão dolorosos ajuda a manter o equilíbrio. “Todas as artes e seus artistas passaram por momentos de adaptação frente à nova realidade deste fazer. Desde o princípio, o filme assume uma estética pandêmica, usando gravações caseiras e depoimentos coletados de modo tradicional para garantir o registro histórico deste momento e mostrar que não nos intimidamos com dificuldades, pois a arte, assim como as águas, sempre encontra um caminho”.

Em Cabuçu – Brasil Arte e Resistência na Pandemia a ideia foi trazer um olhar para os artistas que participaram da mostra e mostrar como a pandemia impactou essas manifestações artísticas Brasil afora.

“Em sua 12ª edição, a mostra e seu longa metragem transcendem seu formato de exibição, indo ao público numa exposição totalmente virtual com várias linguagens artísticas, um novo paradigma para nossos artistas rueiros”, afirma Oziel Souza, um dos idealizadores da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos e diretor do evento.

Para saber mais sobre o Movimento Cabuçu, acesse a fanpage no Facebook: facebook.com/Cabucucantareira.

Para informações sobre outros eventos que acontecem na cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Estreia do documentário Cabuçu – Brasil Arte e Resistência na Pandemia
Data: sábado, 5 de junho
Horário: 18h
Transmissão pelo YouTube: https://youtube.com/user/MovimentoCabucu