Guarulhos apresenta melhor desempenho em índice de gestão pública

Guarulhos apresentou um melhor desempenho no Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), estudo realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) 2020. Segundo o estudo, o índice da cidade subiu de 6,61 registrado no ano passado para 6,79. Dessa forma, o município figura na 43º posição de 162 cidades avaliadas no estado.

O índice avalia três aspectos: finanças que analisa investimentos em educação e saúde, índice fiscal, equilíbrio previdenciário e custo legislativo, onde Guarulhos obteve índice 6,45. Gestão que busca avaliar os instrumentos que são utilizados pelos municípios que facilitam a gestão dos recursos públicos, com nota 7,14. Já quanto o município arrecada, investe e gerencia seus recursos vai refletir no desempenho onde a cidade alcançou 6,79.

O IGM-CFA tem como objetivo auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.