Guarulhos adere ao programa Parcerias Municipais

A cidade de Guarulhos aderiu neste ano ao programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que tem como objetivo unir esforços, promover a cooperação entre os municípios, organizações do terceiro setor e iniciativa privada para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias – educação, saúde e segurança.

Em recente reunião ocorrida entre a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes, e o representante de Guarulhos e subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, algumas diretrizes em âmbito da política de assistência social foram discutidas a fim de serem fortalecidas no citado programa.

O governo estadual disponibilizará uma equipe técnica para a orientação e contribuição das ações estabelecidas, de modo que sejam efetivadas fazendo com que as políticas públicas e os recursos financeiros e não financeiros cheguem de acordo com a necessidade de cada município e não de maneira massificada e indiscriminada. Na primeira fase do programa, mais de 430 municípios desenvolveram planos de ação, totalizando cerca de 8 mil ações para superação dos desafios em educação, saúde e segurança.

Segundo Guimarães, a iniciativa vem ao encontro das necessidades de Guarulhos e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, e com o Plano de Governo Municipal (2021-2024). “Nos últimos anos a Prefeitura tem empreendido esforços para melhorar os indicadores relativos à qualidade de vida com o intuito de tornar a cidade mais inclusiva, segura, dinâmica e sustentável, sendo certo que os desafios impostos pela Covid-19 exigirão ações pautadas nas cooperações entre os vários níveis de governança e os setores econômicos a fim de minimizar os impactos causados pela crise da pandemia e proporcionar a retomada do desenvolvimento econômico e social”, disse.