Guarulhenses criticam reajuste dos ônibus intermunicipais

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Desde o último domingo, o governo estadual reajustou os valores das tarifas de ônibus intermunicipais nas cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Na Área 3 de concessão, em que Guarulhos está incluída, o reajuste médio foi de 4,85%, com a cobrança mínima de R$ 5,10 de linhas que partem da cidade.

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), os índices de reajuste foram definidos pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e levam em conta o aumento dos combustíveis e a elevação do custo de mão de obra.

O fato tem preocupado os guarulhenses que utilizam os ônibus intermunicipais. A costureira, Marta Olaia, de 50 anos, está acostumada a fazer entrega de encomendas e comprar tecidos. “A tarifa está muito alta. Se eu fazia quatro viagens por semana terei que reduzir para duas. O ônibus atende a população, mas demora demais, tem dias que espero mais de uma hora”, lamentou.

Reclamação parecida da auxiliar administrativa, Sandra Pereira da Silva Venditti, de 42 anos. “Não é justo este reajuste, nós trabalhamos a semana toda e pagamos caro. É um dinheiro a mais que, podem até serem centavos, mas pesam no orçamento”, criticou. Sandra ainda alega que o tempo de espera é longo e, por vezes, o conforto mínimo, já que precisa ir em pé à viagem toda. “Por pagarmos caro tinha que ser diferente”, comentou.

Já o terapeuta, Ronaldo Freitas, de 55 anos, pensa diferente. “Acho justo sim, porque existe a inflação”, defendeu. O profissional também diz que ao contrário da reclamação de outros usuários, seu ônibus costuma ser pontual.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -