Guarulhense fica entre dez melhores times de iniciação do estado em ranking da Federação

Disputando os torneios da Federação Paulista de Futsal pelo sexto ano consecutivo, as categorias iniciantes do Guarulhense alcançaram a melhor marca da curta história em competições oficiais. Na temporada de 2020, o Galo, segundo ranking da entidade, ficou em 10º lugar dentre as 47 equipes do estado, a melhor marca de uma agremiação da cidade.
O número reflete a evolução atleticana nos últimos anos. Em 2019, o Galo se consolidou em 11º no mesmo critério estabelecido pela organizadora oficial do futsal no estado. Na ocasião, a agremiação havia conquistado os vice-campeonatos no Torneio União de Clubes, Estadual Série Prata sub-10 e Série Bronze sub-9. O Tricolor ainda faturou o título da Liga Paulista sub-11 e foi vice-campeão da mesma competição na categoria sub-7.
Em 2020, todas as categorias do Guarulhense avançaram à Série Ouro do Estadual. A continuidade dessa evolução foi estabelecida como meta pelo clube. “Estar entre os 10 melhores de São Paulo nos traz muita satisfação. Mas, nada é por acaso. Temos metas e objetivos. Cada ano buscamos melhorar, não só dentro de quadra, mas organizar também tudo que envolve o ambiente externo do clube na iniciação”, afirma Márcio Toni, coordenador das iniciantes.

Clube formador

Nesses anos de trabalho, o Guarulhense não só acumulou conquistas e prestígio para a cidade de Guarulhos. Dezenas de atletas saíram das categorias de base do clube e atuam hoje em equipes consideradas grandes de São Paulo. “O Galo possui a credibilidade de formar e de ser referência para que pais e atletas também nos procure”, completa Toni.
O caminho inverso também tem ocorrido. Jogadores com passagens por equipes como Corinthians, Palmeiras e Portuguesa atuaram pelo Guarulhense nos últimos anos, sobretudo em 2019, quando importantes times abdicaram de jogar os torneios da Federação Paulista de Futsal e nomes conhecidos ficaram livres no ‘mercado’.