Guarda Civil Municipal divulga balanço de ações em 2018

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Da Redação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos divulgou nesta segunda-feira (04) um balanço de ações de janeiro a dezembro do último ano. Foram quase 155 mil ações de patrulhamento e atendimento em diferentes locais, como unidades de saúde, escolas municipais, centros culturais e educacionais, praças, parques, quadras, estádios, entre outros.

De acordo com a corporação, foram solicitados 2.528 ordens de serviços de apoio, envolvendo secretarias municipais, como Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente e Saúde, entre outras. Adicionando-se ainda  pedidos de segurança em eventos, denúncias e operações conjuntas com outras forças de segurança pública, bem como 2.153 ocorrências diversas, envolvendo todas as Inspetorias da Guarda Civil.

A novidade em 2018 foi a criação da Inspetoria de Patrulhamento e Ações Sociais Preventivas (IPASP), que agrupa serviços especializados de natureza social e preventiva como a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Escolar e o Programa Guard.

A Patrulha Maria da Penha, por exemplo, trabalha na cidade nos casos de violência doméstica, quando do estabelecimento das medidas protetivas, por ordem do Judiciário, previstas pela Lei Maria da Penha. Já o Guard é um trabalho que busca levar conscientização, educação, segurança e proteção à população contra o uso de drogas, em especial à comunidade estudantil. 

Serviço:

Em caso de emergência, a população pode acionar a GCM pelo 153 ou pelo telefone 2475-9444, que funciona 24 horas.

Imagem: Divulgação/ PMG

- PUBLICIDADE -