Grupo Ritacco faz ação social em lar de acolhimento para idosas guarulhenses

No mês das mulheres, o Grupo Ritacco promoveu uma ação social no Lar São Vicente de Paulo de Guarulhos, uma instituição sem fins lucrativos que, há 45 anos, acolhe senhoras em situação de risco e vulnerabilidade social na Grande São Paulo.

A ação fez parte da campanha “Ser Mulher”, realizada pelo grupo durante todo o mês de março e que foi iniciada com uma mensagem da atriz e apresentadora Ticiane Pinheiro. Colaboradoras da empresa e a head de Benefícios do Grupo Ritacco, Rafaella Ritacco, levaram bolo e flores às idosas atendidas pela instituição, respeitando todos os protocolos sanitários no combate à Covid-19.

“O intuito foi levar carinho e acolhimento neste momento em que as senhoras não podem ter muito contato com seus parentes por causa da pandemia. Foi importante para elas saberem que não estão sozinhas”, explicou Rafaella.

Não é a primeira vez que a corporação auxilia a instituição. A escolha pelo Lar São Vicente de Paulo aconteceu ainda no ano de 2019, após a indicação de uma das colaboradoras do Grupo Ritacco, Jessica Mattos. Ela frequenta uma igreja que auxilia a entidade e a apresentou à Ritacco.

“Sentimos a necessidade de fazer um trabalho social que impactasse na vida das pessoas mais carentes e estávamos procurando um local sério para iniciar um relacionamento. Então, a Jessica nos trouxe a possibilidade de fazer este trabalho no Lar São Vicente de Paulo”, explicou Rafaella.

Desde 2019, o grupo realiza doações, visitas e eventos, como a Festa da Primavera, no local. No entanto, por causa da pandemia, o contato com as assistidas tem sido mais restrito.

“Gostamos muito de envolver nossa equipe nestas ações. Na Festa da Primavera, por exemplo, todos ajudaram a organizar. Cada um levou um prato e doamos alimentos. Foi muito gratificante e as senhorinhas amaram. Foi um evento que, de fato, fez toda a diferença para elas naquele momento”, relembrou. 

Lar São Vicente de Paulo de Guarulhos

A instituição oferece, diariamente, seis refeições e atendimento psicológico às idosas. Além disso, disponibiliza serviços de fisioterapia e enfermagem, atividades de entretenimento, bem como cuidados do ponto de vista social e médico.

A assistente social Nefletire Ferreira de Souza, que atua no lar, afirmou que ações como as realizadas pelo Grupo Ritacco são extremamente importantes para a instituição. “Estas parcerias que firmamos são fundamentais, pois permitem que possamos prosseguir com a nossa missão, promovendo qualidade de vida às nossas senhoras, por meio de uma estrutura física adequada às necessidades delas”, argumentou. 

Nefletire também pontuou que, durante a pandemia, não houve nenhum caso de Covid-19 registrado no lar. “Isso demonstra a efetividade do trabalho realizado. E, graças às parcerias, como a da Ritacco, nossa atuação tem sido mais efetiva e agradável porque as nossas idosas estão privadas de receber visitas. Então, quando a empresa traz flores e bolo, as assistidas se sentem, de fato, acolhidas. Cada rosa foi um gesto de carinho e o bolo simbolizou uma confraternização”, completou.