GRU Airport registra aumento na movimentação de passageiros no feriado de finados

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A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou crescimento de 10,3% no feriado de 2 de novembro na movimentação de passageiros se comparado com o final de semana anterior, entre 23 e 26 de outubro.

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, mais de 251 mil viajantes estiveram no aeroporto e os voos nacionais foram os mais procurados. Nesse período, foram registrados 1.796 pousos e decolagens (nacionais e internacionais). Esses números representam um aumento de 6,3% quando comparado com os últimos dias do mês de outubro. Apesar do aumento de viagens, o mês de outubro registrou 45,5% de queda em relação ao mesmo período de 2019.

Movimentação nos últimos feriados

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou no feriado de 7 de setembro um crescimento de 18% na movimentação de passageiros se comparado com o final de semana anterior, entre 28 e 31 de agosto.

Entre os dias 4 e 7 de setembro mais de 190 mil viajantes estiveram no aeroporto e os voos nacionais foram os mais procurados. Nesse período, foram registrados 1.438 pousos e decolagens (nacionais e internacionais). Esses números representam um aumento de 9,2% quando comparado com os últimos dias do mês de agosto. Apesar do aumento de viagens, o mês de setembro ainda registra 65% de queda em relação ao mesmo período de 2019. No mês de setembro, considerando apenas os voos domésticos, a queda foi de 45% se comparado com o mesmo período de 2019, enquanto nos internacionais o recuo chegou a 90%.

Já entre os dias 9 e 12 de outubro, mais de 220 mil viajantes estiveram no aeroporto, sendo os voos nacionais os mais procurados. Nesse período, foram registrados 1.662 pousos e decolagens (nacionais e internacionais). Esses números representam um aumento de 6% quando comparado com os últimos dias do mês de setembro. Apesar do aumento de viagens, o mês de outubro ainda registrou 48% de queda em relação ao mesmo período de 2019.

Mesmo com o crescimento na movimentação de passageiros no aeroporto, esses números representam uma redução de 55% do volume registrado antes da crise causada pelo Coronavírus. 

Voos internacionais:

Entre os meses de Julho e outubro de 2020 foram processados, em média, 3.895 passageiros por dia em destinos internacionais, uma redução de aproximadamente 90,2% quando comparado com os meses de Janeiro e Fevereiro deste ano, quando passaram pelo Aeroporto cerca de 39.900 passageiros por dia. A redução também pode ser observada no número de empresas aéreas e o total de destinos diários. Atualmente o Aeroporto conta com 22 empresas nacionais e internacionais operando regularmente para 27 destinos internacionais, representando uma redução de 52% quando comparado com os 50 destinos frequentemente operados antes da pandemia. 

Atualmente, o aeroporto conta com voos internacionais regulares para Addis Ababa (Etiópia), Amsterdã, Assunção, Atlanta, Buenos Aires, Bogotá, Cidade do México, Cidade do Panamá, Dallas, Doha, Dubai, Frankfurt, Houston, Istambul, Lima, Lisboa, Londres, Madrid, Montevideu, Miami, Newark, Nova York, Paris, Porto, Santa Cruz de La Sierra, Santiago, Toronto e Zurique. Entretanto, está prevista a retomada de outras rotas internacionais, bem como a ampliação das frequências em operação.

” Trabalhar para elaborar diversas alternativas que possibilitem a retomada do setor aéreo é umas das tarefas diárias de todos da Gru Airport. Por isso, mantemos reuniões constantes com as companhias para proporcionar aos passageiros a melhor experiência de viagem diante do novo normal”, afirma o diretor de Operações, Comandante Miguel Dau. “Seguimos as recomendações da Anvisa e adotamos diversas medidas sanitárias para a prevenção do novo coronavírus para viagens nacionais e internacionais”, declara o diretor. 

Ambiente seguro

Como forma de oferecer bem-estar e segurança aos viajantes durante este momento de pandemia, a GRU Airport implantou diversas medidas preventivas, conforme orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para conscientizar e prevenir a transmissão de covid-19 no aeroporto. Entre as ações adotadas, cabe destacar as sinalizações indicando as regras de distanciamento social e uso de máscaras faciais, instalação de mais de 70 dispensers de álcool gel em pontos de maior circulação de pessoas, possibilidade de consultar o painel de voos por meio de QR Code para evitar aglomerações nas áreas próximas às telas informativas e, como medida adicional às recomendadas pelo órgão oficial, aferição de temperatura nos controles de acesso aos embarques.


Primeiro aeroporto do país a contar com infraestrutura para realização do teste para COVID-19


Desde do dia 11 de setembro, passageiros, frequentadores e funcionários do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, podem realizar o exame para COVID-19 no laboratório remoto instalado no saguão de embarque do Terminal 3, onde estão concentradas as operações internacionais. A iniciativa, inédita em aeroportos no país, é fruto da parceria entre a GRU Airport, concessionária do aeroporto, e o Laboratório CR Diagnósticos, rede autorizada pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pela infraestrutura e tecnologia para coleta, análise, diagnóstico da doença e emissão de resultado em até 4 horas.

O exame oferecido, homologado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é a RT-PCR: um teste molecular que detecta o vírus através da análise de uma amostra de secreção nasal e da orofaringe, coletadas por meio de um swab. Alguns países, como Portugal e França, exigem que os passageiros apresentem este tipo de teste para permitir a entrada em seus territórios.

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