Gravidez na adolescência apresenta queda em Guarulhos

Hospital Materno Infantil de Brasília, Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 30/3/2016 Foto: Andre Borges/Agência Brasília A rede pública de saúde do Distrito Federal já confirmou o zika vírus em 19 grávidas: 11 de Brasília, sete de Goiás e uma de Mato Grosso.

Da Redação

Segunda cidade mais populosa de São Paulo, Guarulhos apresentou queda de 36,41% no número de partos realizados em adolescentes nas últimas duas décadas, percentual que contribuiu para o Estado alcançar a média expressiva de 50% de redução no indicador de gravidez na adolescência nesse período. Em 2017, o município registrou 2.686 partos de jovens com menos de 20 anos, contra 4.224 em 1998.

Os 2.686 bebês filhos de mães adolescentes que nasceram em 2017 representam 12,95% do total de partos realizados na cidade no ano passado. Já em 1998, o percentual de jovens menores de 20 anos que tiveram filhos em relação ao número absoluto de nascidos vivos no município era de R$ 17,98%.

O percentual de queda é ainda maior se confrontados os números de 2017 com o ano de 1999, quando 4.453 adolescentes tiveram filhos na cidade. Nesse comparativo, a redução do índice de gravidez na adolescência chega a 39,7%.

Várias ações contribuíram para a melhoria deste indicador na cidade. Dentre elas: o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que é desenvolvido desde 2005 na cidade por meio de parceria com diretorias de ensino Guarulhos Norte e Sul e Secretaria da Educação; assim como o Programa Saúde na Escola, ao qual Guarulhos fez adesão em 2010.

Além disso, o município criou a Caderneta do Adolescente com informações para instrumentalizar os jovens sobre vários assuntos, incluindo a sexualidade; adotou estratégia estadual Juntos na Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids, bem como implantou a Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes na Atenção Básica, do Ministério da Saúde, que tem entre seus objetivos a proteção e promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.

Imagem: André Borges/ Agência Brasília