GCM resgata ave silvestre na Vila Barros

Da Redação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, por meio da Inspetoria de Patrulhamento da Área Centro, atendeu nesta sexta-feira (29) pedido de uma moradora da rua Alemanha, na Vila Barros. A moradora solicitou que a GCM resgatasse uma ave silvestre que foi encontrada no quintal da sua residência. A ave aparentava viver em cativeiro, uma vez que não apresentou resistência. O filhote de tuim será conduzido pelos agentes ao Zoológico Municipal para atendimento veterinário.

A moradora, que encontrou o pássaro na manhã da última quarta-feira (27), estava mantendo-o em recinto aberto, para que voasse e assim pudesse retornar ao seu habitat natural. Antes do resgate, a GCM fez as orientações necessárias para garantir a segurança da ave.

O tuim é a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas. O bico é pequeno e cinza claro. O macho é verde-amarelado, com uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo dorso, algumas penas na dobra da asa, nos ombros e na parte inferior das costas. Já a fêmea é quase que totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos. A cauda curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito.

Consultas ou solicitações para o resgate de animais, além de denúncias sobre invasão de áreas, corte de árvores e comércio ilegal de aves e animais podem ser realizadas pela Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e 2475-9444. A central recebe chamadas 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana.

Imagem: Divulgação/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos