GCM promove palestras e cursos sobre segurança em escolas

Para buscar maior aproximação com a sociedade civil, principalmente em época de grave crise sanitária, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos tem ofertado palestras e cursos gratuitos sobre segurança pública para escolas e outras instituições públicas e privadas. Os enfoques giram em torno da prevenção e do combate às drogas, a importância da preservação do meio ambiente, educação de trânsito e como evitar a violência doméstica contra mulheres e crianças.

Um exemplo desse tipo de ação social aconteceu na última sexta-feira (28), quando, de forma online, os alunos da Escola Estadual Fábio Fanucchi, no Jardim Via Galvão, receberam orientações sobre o papel dos guardas municipais na segurança pública.

O inspetor Marcelo Guedes, que ministrou a palestra, falou sobre os serviços de patrulhamento preventivo, que, na maioria das vezes, não são notados pela população, mas são essenciais para levar conscientização aos cidadãos “a fim de que eles tenham condutas adequadas e não acabem se desviando para o mundo do crime, o que, em muitas ocasiões, parece ser a opção mais fácil em um momento de dificuldade”.

Para o professor Bruno Ferreira, que solicitou a palestra, a experiência é bastante válida. “Essa realidade propicia aos alunos conhecerem mais a fundo uma área com a qual têm pouco contato, podendo esclarecer suas dúvidas com um profissional”. 

Todas as palestras da GCM são ministradas por guardas civis especialistas nos assuntos que serão abordados. Elas podem ser solicitadas pelo e-mail comandogeralgcmg@guarulhos.sp.gov.br.