A sustentabilidade tornou-se uma preocupação coletiva e passou a ser levada para muitas áreas da vida, inclusive a alimentação. A gastronomia sustentável é um conceito que está se difundindo entre os profissionais da culinária. Basicamente, é resumido no uso de técnicas e hábitos integrados à cozinha para mudar a forma como vemos esse processo até o prato chegar na nossa mesa.
A ideia é trazer uma visão mais preocupada com o meio ambiente e questões sociais e econômicas. O objetivo desse formato é causar menos impactos ambientais durante a produção dos alimentos, seja com um menor desperdício de alimentos, o uso de ingredientes naturais e outras medidas que valorizem os cuidados essenciais para uma melhor alimentação.
Como funciona?
A gastronomia sustentável, como falado anteriormente, é uma preocupação não somente com o meio ambiente, mas também com a qualidade de vida de todos aqueles que preparam os alimentos, seja em cozinhas profissionais ou não. As boas práticas devem afetar também os fornecedores, equipamentos usados e até mesmo a forma como a equipe se relaciona entre si.
Algumas das práticas podem ser o uso de ingredientes feitos por fornecedores locais ou alimentos que usem menos agrotóxicos possível, valorizando a cultura orgânica. A redução do desperdício de alimentos, utilizando ao máximo os produtos e a promoção de uma alimentação saudável também está dentro dessas ações. Lembrando também das condições justas e adequadas para os colaboradores.
Quais são os benefícios?
Esse formato da gastronomia com o cuidado pensando nos impactos para o mundo traz diversas vantagens, não apenas para os profissionais ou restaurantes, mas também para a sociedade como um todo. O meio ambiente e a economia local também são alguns dos setores que se beneficiam com essas atitudes.
Um dos benefícios com ações como o financiamento solar é a redução do impacto ambiental, que também pode ser alcançada com a promoção da agricultura mais orgânica e a valorização dos produtores locais a partir da busca por itens com menos agentes tóxicos. O incentivo à alimentação saudável e regada por bons pratos também está entre os benefícios para a sociedade.
Exemplos de estabelecimentos que já seguem a gastronomia sustentável:
- 2Marias
O restaurante 2Marias trabalha com a ideia de uma alimentação orgânica com comidas saudáveis com franquias por todo o país. A fundadora é a nutricionista Dra. Karin, que busca, com o estabelecimento, trazer receitas que contam com ingredientes livres de conservantes.
- CEAG
O Centro de Abastecimento de Guarulhos (CEAG) é uma espécie de Ceasa privada do Brasil, que conta com dezenas de boxes com variadas linhas de produtos hortifrutigranjeiros. A ideia é oferecer um espaço para que os produtores de Guarulhos possam oferecer seus produtos e economizar tempo e dinheiro.