‘Galinhada da Carpição’ ocorre neste final de semana

Serginho Freitas

Neste final de semana vai rolar no Rancho dos Romeiros da Festa de Bonsucesso a Galinhada da Carpição. O prato, que vai matar a fome de todos os romeiros, cavaleiros e participantes da terceira festa mais antiga do Brasil, é um dos mais tradicionais da gastronomia guarulhense.

“Estamos muito felizes que por mais um ano conseguiremos atender a todos com esta delícia. A galinhada é uma tradição na festa e o prefeito quer que resgatemos todas as grandes festas culturais e turísticas do município” disse Ricardo Balcone, diretor de Turismo.

“Estou há pouco tempo no comando da Secretaria da Cultura, mas sempre ouvi falar muito das festividades do aniversário de Nossa Senhora de Bonsucesso. E agora estou tendo a honra de, junto com todos funcionários da secretaria, potencializar esta, que é a maior festividade de nossa cidade”, comentou na sequência Vitor Souza, secretário de Cultura.

A galinhada deste ano, que será produzida por integrantes das principais comitivas da cidade e do pessoal do Rancho Airton Senna que fica no bairro da Ponte Grande, teve o apoio de vários empresários, associações, clubes e sindicatos na doação de todos os insumos e toda estrutura veio da força-tarefa entre as secretarias e departamentos da prefeitura da cidade.

“Conseguimos arrecadar quase 100 quilos de arroz no último encontro de carros antigos. E quando soubemos que a galinhada da carpição continuaria sendo distribuída gratuitamente a todos participantes da festa não perdemos tempo e procuramos o DETUR para ajudar. O Tranca’s Old Cars Club não poderia de forma alguma ficar de fora”, disse José Carlos Rocha, presidente do clube.

A Folha Metropolitana estará fazendo a cobertura total do Rancho dos Romeiros, que contará com vários shows de artistas da cidade, e este colunista acompanhando de perto o todo preparo.

Ah! Quase esqueci. Este ano a Galinhada da Carpição terá um toque especial: ela será feita em fogões a lenha da mesma forma que os tropeiros, que se deslocavam para a capital paulista e para o Rio de Janeiro, preparavam o prato. Para mais informações acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural. Vale demais a pena! Um abraço e até semana que vem!

Imagem: Tamiris Oldani Peixinho