Gala Lírica com a Orquestra Jovem homenageia o compositor Giuseppe Verdi neste sábado

Para dar continuidade ao 1º Festival de Ópera de Guarulhos, a Prefeitura apresenta neste sábado (16), às 20h, no Teatro Adamastor, espetáculo da Orquestra Jovem da série “No Mundo da Ópera”, Gala Lírica em homenagem ao compositor italiano Giuseppe Verdi. Os ingressos são limitados a 300 lugares e estão disponíveis para retirada gratuita no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. O concerto também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

A regência é de Silvio Viegas, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Palácio das Artes, especialista em ópera e responsável pela seleção das peças apresentadas durante o concerto. Com a participação dos cantores Paulo Mandarino e Marly Montoni, a homenagem promove um passeio por peças de diferentes momentos e fases da obra de Verdi, das mais conhecidas às inusitadas. A Gala Lírica é um concerto composto por árias, série de peças cantadas, selecionadas a partir de várias óperas diferentes.

A homenagem aos 120 anos de falecimento de Verdi também enfatiza a importância do compositor, o mais famoso da Itália, que dedicou toda a sua vida e obra à ópera. Verdi também tinha uma habilidade muito particular na junção da tradição musical com o enredo e a narrativa teatral.

“Estamos em pleno festival de ópera, momento em que as orquestras mergulham nessa linguagem fantástica, uma grande celebração artística com a somatória de diferentes aspectos e linguagens, o teatro, a literatura, a música, e também a moda e as artes plásticas ao oferecer ambientações especiais em seus cenários e figurinos”, explica o maestro Emiliano Patarra, regente das orquestras da cidade.

No Mundo da Ópera

E tem mais novidades na programação do 1º Festival de Ópera de Guarulhos. Nos dias 22 e 24 de outubro, sexta às 20h e domingo às 19h, a Orquestra Gru Sinfônica reapresenta o espetáculo “O Cônsul”, ópera em três atos do ítalo-americano Giancarlo Menotti, grande sucesso da temporada 2020 que estreou no Teatro Adamastor em novembro do ano passado.

A direção cênica desse espetáculo é de Pablo Maritano, e conta com os cantores Tati Helene (soprano), Vinícius Atique (barítono), Juliana Taino (mezzosoprano) e Ana Lucia Benedetti (Mezzo-Soprano).

Em novembro, dias 26 e 28, sexta às 20h e domingo às 19h, o Festival de Ópera destaca Rusalka, obra do compositor checo Antonín Dvořák, 1ª audição nacional com a Orquestra Gru Sinfônica em homenagem aos 180 anos do compositor. Com direção cênica de Pablo Maritano, o espetáculo conta com a participação dos cantores Tati Helene (soprano), Eric Herrero (tenor), Marcelo Ferreira (barítono) e Ana Lucia Benedetti (mezzosoprano).

Todos os espetáculos são gratuitos e acontecem no Teatro Adamastor. Além de presencial, os espetáculos do 1º Festival de Ópera de Guarulhos também serão transmitidos pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

Para saber mais sobre os eventos culturais da cidade, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Orquestra Jovem apresenta “No Mundo da Ópera”

“Gala Lírica em Homenagem a Giuseppe Verdi”

Data: sábado, 16 de outubro

Horário: 20h

Teatro Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo

Ingressos gratuitos pelo site http://orquestrasdeguarulhos.com/

Transmissão pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos

YouTube: www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: www.facebook.com/ojmguarulhos/

- PUBLICIDADE -