Fórum Popular discute impactos da pandemia na vida do idoso

A terceira edição do ano do Fórum Popular da Pessoa Idosa de Guarulhos reuniu nesta quinta-feira (26), no auditório do Adamastor, um público de 30 pessoas – entre idosos integrantes da sociedade civil e membros da administração municipal – para discutir os impactos da pandemia de covid-19 na vida do idoso.

Para a coordenadora do fórum, a psicóloga Zina Costa, presidente do Acolher Instituto, é necessário ouvir a pessoa da melhor idade para entender suas necessidades e anseios, os quais vão inspirar as políticas públicas.

“O idoso não tem grande disposição e com a pandemia muitos perderam o engajamento e ficaram acomodados. A preocupação é com o adoecimento daquele que permanece em casa, deixando de ter um envelhecimento saudável e ativo”, destacou Zina.

Segundo a professora de educação física Sandra Osti, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Santa Mena, muitos idosos não retornaram às atividades físicas após a pandemia de covid-19. “A pandemia deixou muitos deles sem motivação e alguns ainda não retornaram às aulas no CCI. Também percebemos que de um mês pra cá a turma está mais disposta nas aulas. Temos que motivá-los e resgatar os que estão em casa. A prática de exercício físico possibilita a melhora das funções motoras, físicas e também cognitivas”, disse Sandra.

De acordo com a coordenadora do CCI Santa Mena, Lea Ribeiro Tavares, durante a pandemia a unidade intensificou o trabalho de acolhimento e assistência aos usuários dos serviços de forma online, o que colaborou para a divulgação das atividades ofertadas e ocasionou o atual aumento da procura dos serviços.

O evento desta quinta-feira contou com a participação de membros da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, do grupo União Faz a Força, composto por idosos do Parque Santo Antonio, da idosa mais bela do estado de São Paulo, Maria de Fátima Françoso, eleita em 2019 pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, da campeã de xadrez dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) de 2022, Catharina Aoki, além de funcionários do CCI Gopoúva, estudantes universitários e de dirigentes de dança sênior dos bairros Inocoop e Centro.

O Fórum Popular

O Fórum Popular da Pessoa Idosa de Guarulhos é um movimento organizado pela própria comunidade para ouvir a pessoa idosa e servir de espaço para debates, troca de informações sobre serviços e programas existentes na cidade, além de promover conhecimento. Criado em 2017, promove reuniões a cada dois meses e as demandas apresentadas são levadas à Pasta de Políticas para o Idoso, que faz os encaminhamentos necessários.

- PUBLICIDADE -