Fórum Internacional de Educação reúne milhares de professores em ambiente virtual

O 1º Fórum Internacional de Educação, promovido pelos municípios do Alto Tietê, terminou na última quarta-feira (30) com uma mesa de debates formada pela professora Emília Cipriano Sanches, Doutora em Educação pela PUC/SP e pela pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Maria Malta, com a coordenação do sociólogo e consultor educacional Cesar Callegari.

No encerramento do evento, professores dos municípios paulistas e de diversas cidades do Brasil e do mundo puderam discutir o tema “Como assegurar direitos e superar os desafios em tempo de crise”. Ao optar por um modelo totalmente virtual, o Fórum possibilitou a participação de um número expressivo de inscritos, alcançando profissionais que não teriam a oportunidade de trocar experiências com educadores de diferentes lugares do mundo.

Capitaneado pelo município de Guarulhos, este 1º Fórum Internacional da Educação reuniu mais de 6 mil profissionais das 9 cidades do Alto Tietê com o tema central “Educação Infantil: desafios e perspectivas em tempos de pandemia”. Foram 5 sessões de videoconferência durante o mês de setembro, com debates e palestrantes de reconhecimento internacional.

Guarulhos promove Webinário para educadores

Em paralelo ao 1º Fórum Internacional da Educação do Alto Tietê, a Secretaria de Educação de Guarulhos, numa iniciativa inovadora, promove entre os dias 31 de agosto e 02 de outubro, um curso de formação para os profissionais da rede municipal totalmente em ambiente virtual.

Neste 1º Webinário: Educação em Conexão, as palestras e debates são realizados ao vivo, o que permite que os participantes interajam em tempo real , formulando dúvidas e questionamentos e incentivando a troca de experiências entre professores que atuam não só em Guarulhos, uma vez que o acesso é aberto e gratuito a todos os interessados em discutir a “Educação e Pandemia: dos desafios à resiliência rumo a uma educação para a superação das dificuldades”.

Organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), esse Webinário demonstra a capacidade de superação e modernização de iniciativas que sempre foram realizadas de forma presencial, repensando e recriando a maneira de se relacionar e investir na qualificação dos profissionais.

Esse novo normal, forçado pela pandemia do Covid-19, aponta um futuro diferente para a Educação. O Webinário já é um caso de sucesso, com mais de 3 mil participantes simultâneos nas palestras ao vivo. Os números são ainda muito maiores se levarmos em conta os acessos remotos ao canal no Youtube, onde o material fica disponível.

A excelência dos palestrantes convidados, do Brasil e do exterior, mais uma oportunidade gerada pela internet, uma vez que a participação virtual elimina custos de deslocamento, espaço, alimentação, e dificuldades de agenda, tem atraído profissionais de outros estados como Amazonas, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. Por tudo isso, a formação online é uma novidade que veio para ficar, abrindo um horizonte de possibilidades para a educação em Guarulhos e no país.