Fortes chuvas afetaram mais de 700 pessoas em Guarulhos

Lucy Tamborino

As fortes chuvas que ocorreram no último feriado afetaram mais de 700 pessoas em Guarulhos, sendo responsáveis por pelo menos 21 alagamentos em diversos pontos da cidade.

Ainda cerca de 30 residências foram notificadas pelos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) por apresentarem risco iminente de desastres. Com isso, uma equipe de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social deu suporte no cadastramento e atendimento à população atingida.

Para lidar com os problemas causados, a Defesa Civil do Estado também repassou doação de materiais de ajuda humanitária. Ao todo, foram 250 cestas básicas, 300 colchões e 100 kits de limpeza. A entrega aconteceu nesta terça-feira (05), na sede da Defesa Civil de Guarulhos.

No primeiro dia (02), foram registrados índices entre 13.4 a 20.8 mms de chuva. Já no domingo (03), a precipitação pluviométrica atingiu 73.1 mm no Parque Cecap. Na segunda-feira (04), os índices diminuíram, chegando a 55 mm no Bonsucesso.

No domingo, com mais um temporal que atingiu Guarulhos, a força-tarefa convocada pelo prefeito Guti foi reforçada com funcionários chamados para ajudar no atendimento aos desabrigados, limpeza de ruas e desobstrução de rios e córregos.

Ainda desde a noite de sábado (02), equipes de diversas secretarias da prefeitura, incluindo Defesa Civil, secretarias de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Assistência Social, além da Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S. A. (Proguaru), estiveram nas ruas prestando atendimento à população de diversos bairros atingidos pelas fortes chuvas.

Imagem: Divulgação/PMG