Festival ‘Filme Possível’ traz cursos, filmes e palestras para formar cineastas em Guarulhos

Guarulhos recebe, a partir de janeiro, o Festival de Cinema “Filme Possível”, com cursos, filmes e palestras que têm o objetivo de complementar a formação de artistas e cineastas que já produzam na cidade de Guarulhos e também formar novos cineastas. Além de fortalecer o setor audiovisual e ampliar a oferta de produtos desta área, a curadoria busca olhares pelo Brasil que dialoguem com a produção local e possam servir de inspiração para viabilizar obras rodadas por aqui.

O festival é totalmente gratuito e as atividades serão 100% realizadas em plataformas digitais, em decorrência da pandemia. As inscrições foram abertas na última semana NESTE LINK.

“A ideia é criar um ambiente propício à troca de ideias, à criatividade, à formação técnica e teórica, ao desenvolvimento profissional, além de promover o encontro com profissionais reconhecidos do mercado”, explicou o cineasta Guilherme Severo, idealizador do festival.

Para ele, existe uma demanda reprimida no setor audiovisual na cidade que precisa ser capacitada para suprir essas necessidades. “O principal público-alvo do festival é formado por produtores, artistas visuais, cineastas, cinéfilos e artistas independentes de Guarulhos. Há muita gente boa fora dos badalados eixos de produção audiovisual que, muitas vezes, precisam apenas de boas oportunidades para ter contato com o setor e deslanchar profissionalmente”.

O conceito do festival “Filme Possível” é o de trazer o que é “possível” e concreto diante das condições materiais e cinematográficas existentes, ao mesmo tempo em que se instiga e propõe novas possibilidade de realização aos participantes que terão contato com diferentes produtores durante as atividades.

Atividades

Confira o que está programado para o Festival Filme Possível, a partir de janeiro:

– Exibição de 7 longas metragem, com o posterior debate entre os participantes, os diretores e realizadores das obras.

– Mostra competitiva de curtas guarulhenses. Exibição de 10 filmes produzidos na cidade por realizadores guarulhenses – inscrições até 5 de fevereiro de 2021.

– 5 mesas de debates: Cinema do possível – furando bolhas com Juliana Vicente; Realizadoras no audiovisual; Estereótipos femininos no audiovisual; Cinema de guerrilha e produções de baixo orçamento; e Caminhos e inspirações para fortalecer o setor audiovisual em Guarulhos.

– 5 cursos: A Jornada do Roteirista; Linguagem Visual; Introdução à produção audiovisual; Documentário; Oficina de Stop Motion.

– Mentoria de Projetos: Mentoria individual para 10 projetos de longa, curta ou série com o roteirista Cadu Machado e o produtor Guilherme Severo, terminando em uma rodada de negócios.

– Panorama sobre a obra do cineasta homenageado na primeira edição do festival: Fábio Rodrigo, seguido de debate com o diretor.

Além dessas atividades, haverá um evento de encerramento do festival. Será um encontro com grandes nomes do mercado audiovisual e o momento de um “pitching” dos 10 projetos desenvolvidos no curso “Mentoria de Projetos”. “Será o momento de apresentar os projetos para players do mercado. Pode ser a chance dos realizadores participantes de emplacarem um produto nos moldes das rodadas de negócio dos grandes festivais e eventos do setor”, completou Guilherme.

Serviço

Festival de Cinema “Filme Possível”

De janeiro a abril de 2021 – Gratuito e online

Cursos, debates e filmes

Inscrições e informações: http://www.filmepossivel.com.br