Festival de comida de boteco de Brotas começa na semana que vem

Da Redação

Mais um evento em Brotas, a capital do turismo de aventura. Começa no dia 30 de maio a terceira edição do Broteco, o Festival de Comida de Boteco de Brotas. É a ocasião para experimentar novos sabores, texturas e combinações de ingredientes. Isso porque cada um dos 19 restaurantes participantes vai apresentar uma receita nova, especialmente criada para o festival. O desafio lançado aos chefs e cozinheiros locais é apresentar um prato novo, que ainda não esteja no cardápio, que possa ser compartilhado entre as pessoas no melhor estilo de comida de boteco.

Brotas é um destino que propicia novas experiências e emoções, inclusive à mesa. E é esse o objetivo do Broteco, que vai até 15 de julho, explica o secretário de Turismo, Fabio Pontes. “O Brotas Gourmet, o tradicional festival gastronômico de Brotas, realizado sempre em agosto e sucesso de público, evoluiu a gastronomia local. Tanto que agora também temos um segundo festival, o Broteco, que vai trilhando os mesmos caminhos”, comenta. Se já é difícil resistir a um petisco tradicional, imagine às inovações como as do festival.

Há petiscos para todos os gostos. Tem sanduíche de mortadela com pistache, linguiça flambada na cachaça, tilápia à rolê, espetinho de filé mignon com bacon, bolinho de frango com polenta, batata cremosa e bacon, pastel de linguiça artesanal apimentada, trouxinha de costela suína e molho barbecue, hambúrguer de costela e cebola caramelada, ceviche na casquinha, lambari frito com chantilly de limão, fondue de queijo, bolinho de abóbora orgânica, pizza japonesa, bacalhoca, polenta ao molho napolitano, bruschetta de camarão e frango com laranja, gengibre e gergelim torrado.

Melhor petisco e melhor garçom

Como na edição de 2018, o público vai ajudar a eleger o melhor petisco do Broteco. Para isso, basta acessar a fan page do festival e votar na receita que, em sua opinião, é a melhor. O vencedor sairá da soma das notas do júri popular e júri técnico, formado por chef de cozinha do Senac e por um representante da EPTV São Carlos que vão avaliar apresentação, sabor e inovação de todos os pratos. A receita vencedora terá inscrição gratuita para participar do Brotas Gourmet de 2020. Através da fan page do Broteco, o público também vai eleger o melhor garçom, que vai ganhar brindes.

Imagem: Divulgação