Festa das nações: cultura e gastronomia de diversos locais em Guarulhos

Da Redação

Um dos aspectos mais interessantes de viajar é poder conhecer a culinária típica de outros lugares. Além de revelar parte dos costumes do local onde foi criada e é produzida, ela é capaz de aguçar nosso paladar. A comida representa a cultura local e sempre carrega histórias e tradições, seja na sua receita ou origem.

Em Guarulhos é possível ter este tipo de vivência, fazendo uma verdadeira volta ao mundo, apenas visitando alguns dos restaurantes do município. Isso porque quando o assunto é gastronomia a cidade atende a todos os gostos: desde o mais simples ao mais requintado.

Aqui estão italianos, árabes, alemães, mexicanos, japoneses, chineses, australianos, entre tantos outros que compõem a culinária do município. Mas é para a cidade que também vieram cariocas, baianos, mineiros e outros brasileiros que enriqueceram a culinária com seus sabores, temperos e cheiros.

Essa mistura de culturas e gastronomia resgata, valoriza e divulga a importância das inúmeras pessoas de diversas localidades que foram o povo de Guarulhos. É através dos temperos regionais, da forma de preparar a refeição e até de saboreá-la que a história do município vem sendo contada.

Por isso, a Folha Metropolitana separou os principais estabelecimentos que podem levar a população a diversos países em um verdadeiro caldeirão de sabores e culturas.

 

Forneria Capanonne
As massas frescas produzidas artesanalmente pela casa se tornam um meio preciso e ideal para viajar pela rica e clássica culinária italiana. A Forneria Capanonne conta com um espaço com mesas e cadeiras, em meio a um ambiente inspirador para almoço e jantar. Em seu vasto menu estão incluídos o Ravioli di Brie (massa fresca com recheio de queijo brie com molho de manteiga, sálvia, rúcula e lascas de amêndoas tostadas) e a Lasagna Bolognese. Endereço: rua Lázaro Bueno de Oliveira, 92, Centro. Maiores informações pelo telefone 2441-3231.

 

México 70
Para quem procura conhecer um pouco mais a cerca da culinária mexicana, o restaurante México 70 é uma excelente opção. A casa conta com uma decoração que remete às casas mexicanas. No cardápio, estão pratos típicos como burritos; nachos; quesadillas de carne, frango ou linguiça; tacos dourados; sincronizadas; entre outros. Endereço: avenida Esperança, 850, Vila Progresso.  Maiores informações 2358-9970.

 

Mazat
O Mazat, especializado em delícias árabes, aposta em um cardápio diversificado e farto de pratos saborosos e saudáveis. O menu assinado pelo chef Libanês Georges Barakat, dispõe de diversas iguarias entre petiscos, saladas, kebabs e pratos (frios, quentes, especiais e na brasa), como Homus, Babaghanuj, coalhadas, kibe cru, falafel, Harissa, tabule, chanclish, caponata de berinjela, pepino na coalhada, mjadra, mishiwí, esfihas elaboradas com farinha integral e até lanches. Endereço: avenida Paulo Faccini, 1.919, Maia. Maiores informações: 4386-1493.

 

Schoppen Beer & Food
Especializada na culinária alemã, a casa disponibiliza um variado cardápio. Dentre as opções, há um mix de salsichas alemãs, chucrute, Truta ao molho de alcaparras e amêndoas com batatas cozidas, entre outros. A carta de cervejas artesanais junto com a gastronomia alemã são os grandes diferenciais da casa, onde pode-se encontrar mais de 90 tipos de cervejas vindas de toda parte do mundo. Endereço: rua Rafael Balzani, 77, Vila Moreira. Maiores informações: 2447-2505.

 

Coração Mineiro
O cardápio conta com mais de 30 opções diferentes para o cliente escolher, destacando os pratos da comida mineira. Uma grande variedade da típica culinária como feijão tropero, torresmo, vaca atolada (costela de boi com mandioca), pernil assado, costelinha de porco, entre outras opções. Endereço: avenida Doutor Renato de Andrade Maia, 1181 – Parque Renato Maia. Maiores informações: 2440- 7405.

 

Texas Grill
Para quem procura uma variedade de opções de churrascos tipicamente gaúchos tem como opção a churrascaria Texas Grill. Com um rodízio com uma variedade de tipos de carnes, o estabelecimento conta com diversas opções de saladas, molhos, massas e pratos quentes, além de queijos, frios e pães. Sobremesas, como pudins, tortas, bolos, mousses, sorvetes, ampla carta de vinhos nacionais e importados, entre outros também são destaques. Endereço: avenida Paulo Faccini, 117, Centro. Maiores informações: 2408-3834.

 

Restaurante Saravá
A famosa feijoada de Guarulhos é servida todas as quartas-feiras e todos os sábados em sistema self-service no restaurante Saravá. Todos os itens de carnes da feijoada são separados em panelas de ferro, bem como os acompanhamentos que também são separados. A feijoada também acompanha caldinho de feijão, saladas variadas, laranja e batida de limão para servir-se a vontade. Dentre a história do Saravá, por muitos anos o maior destaque foi inevitavelmente a feijoada, que conquistou os guarulhenses, por sua variedade e seu refinado sabor. Endereço: avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 1.298 – Vila Augusta. Maiores informações: 3437-1151.

 

Restaurante O Postinho
Com um cardápio variado, a cada atende a todos os paladares com porções frias e quentes, lanches, sanduíches, saladas, sobremesas, além de pratos a la carte como o Brasileirinho (bife, arroz, feijão, fritas, tomate, vinagrete) e o Frango a Postinho (filet de frango à milanesa, arroz, feijão, fritas, bacon, presunto, queijo, tomate).  Localização: avenida Doutor Timóteo Penteado, 4338 – Vila Galvão. Maiores informações: 2452-0256.

 

Bar e Restaurante do Compadre
O grande destaque da casa é o tradicional baião de dois e o bolinho de abóbora com carne seca. Há ainda dadinho de tapioca, bolinho de mandioca com queijo coalho, favada, rabada, vaca atolada entre outros. A casa também trabalha com opções de cachaças e cervejas nacionais e internacionais. Para sobremesas, o grande destaque são os sorvetes artesanais. Localização: rua Silvânia, 86 – Gopoúva. Maiores informações: 2443-4533.

 

Restaurante Acarajé
Todo o sabor da culinária baiana. Assim é o restaurante Acarajé que apresenta um cardápio vasto dessa rica gastronomia brasileira. Os destaques são o Baião de Dois com costela, além dos acarajés, vatapás e todas as demais iguarias baianas. Localização: rua Quitandinha, 183 – Vila Galvão. Maiores informações: 2452-5029.

 

China House
Se a vontade é de saborear a culinária chinesa, uma das melhores opções é a China House. Além de o cliente poder fazer seu pedido pelo telefone, a casa oferece a opção do pedido online através do site www.chinahouse.com.br. Uma grande pedida é o Filé China House (carne fatiada, brócolis, cenoura, repolho, couve-flor e baby corn) e o Camarão Apimentado (camarões selecionados, brócolis, pimentão, champignons e cebola levemente apimentados). Localização: avenida Salgado Filho, 735, Centro. Maiores informações 2475-3555.

 

Xamei Comida Chinesa
São diversos pratos frios e quentes com suas cores e aromas, que transmitem aos clientes o verdadeiro sabor da gastronomia oriental. Dentre os destaques da casa está o delicioso yakissoba e o famoso frango xadrez. Localização: rua do Saboó, 40 – Jardim Barbosa. Maiores informações: 2440-8955.

 

Jun
O sucesso do Jun Japa­nese Food está em seu cardápio com diversos pra­tos da culinária tradicional japonesa, mesclados com criatividade e ingredientes de qualidade. Os desta­ques ficam por conta dos sushis, shimejis, hot rolls, tempurás, entre outros. Localização: avenida Paulo Fac­cini, 1909, Jardim Maia. Mais informações pelo telefone 2229-6514.

 

Japastel
Como o próprio nome sugere, além das iguarias da culinária oriental, a casa também oferece uma diversidade de pastéis e caldo de cana. O estabelecimento funciona em dois endereços: o primeiro, na avenida Paulo Faccini, 2.143, Macedo tem como destaque o Hossomaki de Salmão. Já a segunda unidade funciona no Internacional Shopping Guarulhos e trabalha exclusivamente com pastéis. Maiores informações: 2461-2564/ 2409-5652.

Foto: Divulgação