Feriado de Finados: atenção às questões de segurança

Com a chegada do feriado de Finados, na segunda-feira, famílias que por muito tempo ficaram em casa pretendem deixar a cidade rumo às praias da Baixada Santista e Litoral Norte, além de cidades no interior do Estado. Com isso, devemos tomar todos os tipos de cuidados. Mesmo sem viajar, também devemos sempre ficar atentos com as medidas de segurança.

A primeira delas, sem dúvida, é fazer uma inspeção, no caso do veículo, para atestar que o carro está em boas condições de pegar estrada. Use sempre o cinto de segurança e respeite as normas de trânsito para zelar pela segurança da família e, consequentemente, de outros motoristas.

De preferência, procure um mecânico de confiança a fim de checar freios, bateria, faróis, pneus e comprovar a presença do estepe. Evite dirigir o carro quando estiver muito cansado ou com sono insistente. Caso transporte crianças, elas devem ir no banco de trás com cinto afivelado e com equipamentos próprios para suas faixas de idade.

Uma dica importante nesta época é sempre consultar a concessionária que administra o trecho da estrada desejada. Geralmente todas elas têm telefones e sites que informam as condições de tráfego em tempo real. Desta forma, congestionamentos podem ser evitados.

Caso fique ‘preso’ no trânsito, trave as portas e feche os vidros do carro. Isso porque criminosos podem aproveitar o momento para cometer roubos ou furtos. Há bases da Polícia Militar espalhadas por todas as rodovias. O patrulhamento também é intensificado com a chegada do feriado, tanto na cidade como em áreas mais turísticas.

Nunca estacione o carro após verificar pessoas que se dizem perdidas sem ter a certeza de que são confiáveis e que você esteja em um local movimentado. Guarde bolsas e mochilas no porta-malas do veículo e evite falar ao celular parado em local mais deserto.

Mesmo para quem pretende ficar na cidade para descansar ou visitar parques públicos, a segurança deve ser uma área de atenção. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado vem reabrindo aos poucos parques estaduais na capital e em diversas regiões de São Paulo e agora outros abriram.

Certamente que as medidas de segurança de combate ao coronavírus continuam válidas e os protocolos, como uso de máscaras e distanciamento social, devem ser respeitados. O acesso, no entanto, será limitado a 60% da capacidade total.

Os locais já estavam abertos durante a semana, mas ficavam fechados aos sábados e domingos. O uso de máscaras será obrigatório e haverá álcool gel espalhados pelas áreas verdes. Evite ostentar joias e objetos de valor, isso tanto nas praias como parques. Prefira cartões a dinheiro e tenha um bom divertimento.

Coronel Alvaro B. Camilo