Feriadão de Páscoa é uma boa oportunidade para conhecer as belezas naturais e o aconchego de Santo Antônio do Pinhal

- PUBLICIDADE -

Da Redação

O feriadão de Páscoa (de 09 a 12 de abril) é uma ótima oportunidade para quem está precisando descansar e passar mais tempo com a pessoa amada. Nesse sentido, Santo Antônio do Pinhal, a apenas 172 km de São Paulo, é o destino certo. A cidade oferece várias atividades que podem ser realizadas a dois. Os atrativos vão de tranquilas e românticas caminhadas por trilhas com paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras, obras de arte, até aventuras como voo de paraglider.  

No centro da cidade, cuja arquitetura traz traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, os turistas podem visitar a igreja da Matriz, o Mirante, a fonte de Santo Antônio – com uma bica de água fresca das montanhas – além de passar um bom tempo batendo papo com os moradores, sempre simpáticos e calorosos. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas e até mesmo móveis requintados e obras de arte. 

Vale ressaltar ainda que nessa época do ano (início do Outono) a cidade fica especialmente linda. As folhas das árvores, principalmente dos áceres e plátanos (árvore símbolo do Canadá), começam a ganhar tonalidades laranjas e avermelhadas e dão um verdadeiro show de beleza. O resultado é uma atmosfera que lembra o clima bucólico das pequenas cidades europeias.

Os visitantes podem ainda dar um pulo até a Estação Eugênio Lefévre, uma das atrações mais visitadas de Santo Antônio do Pinhal. No local está instalada uma tradicional cafeteria cujo o principal atrativo e o famoso bolinho de bacalhau. Mas ainda tem diversas outras opções de comidinhas típicas das montanhas e até almoço. Bem ao lado da estão, vale conhecer o Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, que oferece uma vista panorâmica das montanhas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.

Para aqueles que querem um contato ainda mais próximo com a natureza podem fazer diversas trilhas, a cavalo ou a pé, com guias locais. Além disso, dá conhecer diversas cachoeiras, sendo a Cachoeira do Lajeado a mais famosa delas. Os mais aventureiros podem ainda ir ao Pico Agudo, com aproximadamente 1.700 metros de altitude, cuja vista de 360° permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba. Conhecer o Pico Agudo é indispensável. Outro diferencial é que os visitantes também podem agendar voos de paraglider nas agências da cidade.

Se o casal se interessa por arte, com certeza, vai se surpreender. A cidade abriga artistas de renome internacional, cujas obras são produzidas em madeira, cerâmica, tecido, além de velas e muito artesanato local. Outra atração importante são os orquidários, com flores capazes de deslumbrar até os mais exigentes. E não é para menos, Santo Antônio do Pinhal é uma das primeiras e maiores produtoras de orquídeas do Brasil, além de ser também uma das maiores exportadoras destas flores para a Europa e América do Norte.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -