Feira Sabores do Alto Tietê acontece dia 23 no Bosque Maia

Da Redação

A cidade de Guarulhos vai receber a feira gastronômica Sabores do Alto Tietê no próximo dia 23 (sábado), das 11h às 21h, no Bosque Maia. Aberta ao público, ela é o principal festival cultural do Alto Tietê, apresentando o melhor da gastronomia e do artesanato da região, além de apresentações gratuitas de música e dança. É uma oportunidade para conhecer e experimentar, a preços populares, pratos doces e salgados da culinária regional de 10 municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat): Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Entre os pratos típicos comercializados estão sorvete de mandioca, pizzas, biscoitos, churrasco, galinhada, feijão tropeiro, arroz suíno, tapioca doce e salgada, lanche caipira, pastel doce e salgado, hambúrguer gourmet, yakissoba, sorvetes, frutas com chocolate, paçoca, churros, bolo de pote, pão de mel e suco de cambuci, entre outros.

A programação inclui também atrações artísticas como danças típicas, capoeira, zumba, desfile de modas e shows musicais, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando também pelo eletrônico. Haverá ainda espaço para exposição de produtos de artesanato confeccionados nos mais diversos materiais e um estande com informações sobre o turismo regional e seus principais roteiros.

O evento é organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos e idealizado pelos demais Fundos Sociais para estimular a integração e o voluntariado, divulgar as ações e arrecadar recursos para os projetos desenvolvidos nas cidades. O Sabores do Alto Tietê foi realizado pela primeira vez em outubro de 2017 e já passou por três cidades: Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema. 

Guarulhos

Guarulhos participará da feira com dois pratos: o arroz suíno com costelinha defumada e o sorvete de mandioca. O arroz suíno tem sua origem na rota dos Bandeirantes que passava pela cidade, já que os desbravadores costumavam levar carne embalada em gordura. Já o sorvete de mandioca é uma receita tradicional de famílias do bairro Torres Tibagy que cultivavam mandioca, consumiam o sorvete após as refeições e o ofereciam aos visitantes próximos do núcleo familiar. A receita original contém mandioca cozida, leite e açúcar. Acredita-se que no passado era um dos tipos de doce caseiro.

Uma das atrações culturais guarulhense será a banda Música do Silêncio, projeto de inclusão do Conservatório de Guarulhos por meio do ensino de música às pessoas com deficiência auditiva e visual, que possui repertório variado.

Serviço

  • Sabores do Alto Tietê – Edição Guarulhos 2019
  • Dia 23 de novembro (sábado), das 11h às 21h
  • Local: Bosque Maia – avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro
  • Entrada gratuita

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos