Fazenda e Saúde fazem visita técnica à BEC, nova operadora de pregões eletrônicos

Da Redação

Funcionários da Fazenda e Saúde realizaram ontem visita técnica à nova plataforma de operação dos pregões eletrônicos, a Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo – BEC. Os técnicos do sistema ministraram uma série de orientações aos servidores para que se adaptem aos mecanismos e procedimentos do serviço.

A BEC garantirá à Prefeitura de Guarulhos um serviço gratuito e acessível com ampla variedade de propostas econômicas para aquisição de produtos e fechamento de parcerias em todo o Estado de São Paulo. O projeto para aderir ao sistema foi iniciado em 2018 e conduzido pela então diretora do Departamento de Licitações e Contratos (DLC), Renata Dutra, atualmente diretora do Departamento de Incentivo à Parceria Público Privada. Durante o período de planejamento foram colocados em prática os trâmites legais, reuniões com as secretarias municipais e treinamento dos pregoeiros.

Segundo a agente administrativa Ana Bicas, presente na visita técnica, a equipe vem trabalhando para licitar por meio da BEC o mais rápido possível. “A reunião foi muito importante, pois os técnicos da BEC nos mostraram as ferramentas a serem utilizadas e como operá-las. Essa mudança trará maior agilidade nas compras e contratações”, afirma a servidora.

Os fornecedores interessados em participar dos certames devem promover seus respectivos Cadastros no CAUFESP, por meio do site https://www.bec.sp.gov.br/.

O que é um pregão eletrônico?

É uma modalidade licitatória utilizada pelos governos brasileiros e recomendada pelo Tribunal de Contas para a contratação de serviços e aquisição de produtos para a administração pública. Por meio desse método é adquirida a maioria dos itens necessários para o funcionamento dos setores municipais, como medicamentos, insumos hospitalares, eletrônicos e periféricos, materiais de escritórios, entre outros.

Imagem: Divulgação/PMG