Fazenda deflagra operação de fiscalização em postos de combustíveis de Guarulhos

06/01/2017- São Paulo- SP, Brasil- A Petrobras anunciou na noite de quainta-feria (05), o aumento de 6% do diesel nas refinarias. O novo valor vale a partir de hoje. Segundo a estatal não haverá reflexos no preço da gasolina; nas bombas, o diesel pode subir 3,8% ou cerca de R$ 0,12 por litro, em média. Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas
- PUBLICIDADE -

Da Redação

A Secretaria da Fazenda deflagrou ontem a primeira etapa da operação Combustão, que tem como alvo 90 postos de combustíveis de todas as regiões do Estado. Em Guarulhos foram fiscalizados quatro locais.

Indícios apurados pelo Fisco estadual apontam possível simulação de operações envolvendo a comercialização de óleo diesel, o que teria causado prejuízo de cerca de R$ 200 milhões aos cofres paulista ao longo de quatro anos.

A operação mobilizou 180 agentes fiscais de rendas e ocorre de forma simultânea em 49 municípios, envolvendo diretamente o trabalho de 15 das 18 delegacias regionais tributárias do Estado. Os estabelecimentos investigados são suspeitos de emitirem documentos fiscais que não correspondem a operações reais, simulando a venda de óleo diesel.

Os documentos emitidos não geram ICMS a pagar para o emitente, uma vez que não há destaque do valor do imposto em razão da retenção procedida em fase anterior da comercialização do combustível. Posteriormente, tais documentos possivelmente são utilizados pelos destinatários, em sua grande maioria empresas transportadoras, para abater o ICMS devido em suas operações próprias.

A operação Combustão tem como objetivo verificar a regularidade cadastral dos estabelecimentos e o atendimento ao cumprimento de suas obrigações acessórias, além de oferecer oportunidade aos estabelecimentos selecionados para que comprovem as operações efetuadas com óleo diesel.

Imagem: Fernanda Carvalho

- PUBLICIDADE -