Falta a consultas médicas chega a 30% nos Cemegs da cidade

Rosana Ibanez

Mesmo com as dificuldades para conseguir uma consulta na rede pública de saúde, com as longas filas de espera, uma parte significativa de pacientes falta ao médico no dia marcado.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, somente nos Centros de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemegs) o índice de absenteísmo chega a 28,7%. Isso significa que dos 171.181 procedimentos e consultas de especialidades agendados, foram confirmados 122.026 no primeiro semestre deste ano – isto é, quase 50 mil pacientes deixaram de comparecer.

Atualmente há quatro Cemegs na cidade onde são oferecidas diversas especialidades como acupuntura, cardiologista, dermatologista, endocrinologista, nefrologista, ortopedista, vascular, hebiatra e nefrologista infantil. Além disso, é possível realizar exames de colposcopia; raio-X; eletrocardiograma; e ultrassonografia de abdome total, articulações, mama, obstétrico, próstata, tireoide, transvaginal e de vias urinárias para adultos. O serviço ainda conta com uma equipe multiprofissional de enfermeiro e fisioterapia.

Imagem: Sidnei Barros