Faculdade Torricelli reabre as portas e foca na experiência entre aluno e mercado de trabalho

Mayara Nascimento

A Faculdade Torricelli reabre as portas com cursos de nível superior modernizados, com infraestrutura e tecnologia de ponta, além de projetos inovadores para aproximar o aluno do mercado de trabalho. Além de parcerias com o Google for Education, a instituição traz ferramentas de faculdades internacionais e inglês intensivo para os alunos.

São quatro cursos nas áreas de gestão e tecnologia, com turmas de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Mecatrônica e Contábeis. Os alunos de todos os cursos são integrados em projetos trazidos por empresas de fora, sem custo para os empresários, onde a proposta é a resolução rápida de problemas e o estudo na prática de todas as teorias já aprendidas em sala de aula.

Os projetos visam simular uma empresa, onde pessoas de diversas áreas são responsáveis pela resolução de problemas do cotidiano. Além de aprender na prática, a aproximação com o mercado de trabalho permite que os empresários treinem e encontrem potenciais funcionários. A probabilidade de os alunos se formarem já empregados na área é muito grande.

“Desde o primeiro dia de aula queremos trazer o mercado de trabalho para a sala de aula, com diversos projetos, parcerias e palestras. É uma metodologia usada em diversos países para que o aluno se forme com uma visão ampla do que é o mundo globalizado e do que será exigido dele no futuro”, explicou Paulo Roberto Cesso, presidente da Torricelli.

A faculdade possui quatro eixos centrais pensados no desenvolvimento do aluno para as profissões do futuro. São eles: energia limpa, robótica, games e inteligência artificial.

O conforto de estudar onde quiser

“Não tem mais como um aluno entrar em uma sala de aula, fazer Engenharia por cinco anos, aprendendo sentado na cadeira o tempo todo, isso é ultrapassado. O aluno hoje quer um lugar mais descolado e moderno”, completou Cesso.

A infraestrutura da faculdade é toda pensada em tecnologia. Todas as salas de aula possuem aparelhagem multimídia, com lousa, projetor, computador para o professor e internet via Wi-Fi. Uma impressora 3D também fica à disposição dos alunos para a realização de projetos.

Pensando no estudo fora de sala de aula e na flexibilidade na hora de aprender, foi criada uma biblioteca moderna e confortável, mesclando o ambiente tradicional com uma cafeteria. Bancadas altas, sofás, salas de estudos, mesas com diversas tomadas para notebook e luminárias especiais dividem espaço com os diversos livros disponíveis para os alunos, que podem acessá-los a qualquer momento do dia.

O estudo em casa também é incentivado. Com o sistema de sala de aula invertida, onde o professor disponibiliza o conteúdo do dia antes do período de aula, o aluno estuda previamente de onde preferir, para chegar à aula com dúvidas e otimizar tempo da aula presencial.

Em breve a instituição de ensino buscará parcerias com universidades internacionais para que os alunos tenham a oportunidade de fazer um intercâmbio extenso, estudando um semestre inteiro de seu curso fora do país.

Sistema Google Education

O Google desenvolveu um serviço gratuito para melhorar e incentivar a educação. Os alunos acessam bancos de dados para fazer trabalhos, filmes voltados para a educação, livros e vídeo-aulas para uma educação continuada.

A ferramenta também possibilita criar um trabalho de forma virtual. Todos os alunos conseguem acessar o mesmo texto e contribuir simultaneamente para construir um trabalho em grupo, sem fisicamente estar presente.

A faculdade possui ChromeBooks, notebooks que só armazenam dados na nuvem, permitindo acessar de qualquer lugar e de qualquer computador, com um login e senha do próprio aluno. A Torricelli também oferecerá o aparelho em condições especiais para os alunos que quiserem adquirir o seu próprio aparelho.

Inglês Fluente

O inglês é uma ferramenta necessária no currículo para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Pensando no futuro dos alunos, o time Torricelli tem parceria com a universidade americana Carnegie Speech, que proporciona aprendizagem por meio da inteligência artificial.

Focado na pronúncia correta das palavras, o Programa Carnegie Speech identifica com precisão os erros de fala do aluno e fornece instruções específicas para o aprimoramento e correções.

As aulas são online e podem ser feitas de qualquer lugar. Os alunos do colégio e da faculdade possuem desconto e pagam um valor acessível. Além da pronúncia, também são treinados a entonação e a gramática de forma a tornar o aluno fluente.

Aulas de Nivelamento

Nem todos os alunos saem preparados do Ensino Médio devido à defasagem na educação. Para que ninguém fique prejudicado, a faculdade contratou um sistema de nivelamento da Saraiva, onde todos os discentes têm acesso aos conteúdos e podem estudar por conta própria para recuperar as deficiências de aprendizagem e alcançar a turma em determinados temas.

Serviço
Endereço: Rua do Rosário, 313 – Macedo           
Fone: 2183-8550             
www.faculdadetorricelli.com.br