Fábrica do Conhecimento mostra como é o trabalho realizado na farmácia de um hospital

Controle de dispensação. Este foi o tema abordado pelo programa Fábrica do Conhecimento, no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT. A palestra foi ministrada na quarta-feira, 28 de julho, pelo colaborador Paulo Eduardo Sena, coordenador farmacêutico da unidade.

“A farmácia hospitalar é responsável por tarefas como o armazenamento, controle e distribuição de medicamento para as alas do hospital. O principal objetivo é garantir o uso correto dos medicamentos pelos pacientes e assegurar que o processo seja seguro, eficaz e com o melhor custo benefício. Todo trabalho é feito junto com a equipe multidisciplinar: médicos, enfermeiros, CCIH e diretoria”, explicou o coordenador.

Na palestra, Sena mostrou os meios utilizados para que todo processo ocorra com segurança. Duas vezes ao dia é feita a contagem de itens específicos (ampolas, comprimidos, soros, alta vigilância, frascos, etc.). Isso garante que o estoque da farmácia esteja sempre correto. Eles também são responsáveis pela solicitação ou empréstimo de medicamentos, solicitação de medicamentos de alto custo e o controle de antimicrobianos, em parceria com a CCIH.

“Falar sobre este tema, um dos pilares para a segurança dos pacientes, é gratificante. Trabalhamos muito para aprimorar continuamente os processos adotados, sempre para obter o mais rigoroso controle do estoque e dispensação na farmácia”, disse Sena.

O sistema de dispensação utilizado no HMCA, segundo o coordenador, é o de dose unitária. “Os médicos realizam a prescrição via sistema, com determinação de prazo. Em seguida, separamos e identificamos cada saquinho com o nome do paciente. Esse sistema permite segurança na farmacoterapia e redução de custos, pois os itens são dispensados na quantidade correta e no horário exato”, explicou.

Leandro Bomfim, diretor geral do HMCA, ressaltou a dedicação e o desempenho de Sena. “Agradeço a parceria e o apoio do Paulo, que realiza um trabalho eficiente e responsável na farmácia do hospital. Com o apoio de todos, conseguimos passar de modo estratégico por essa pandemia, sem prejudicar o atendimento farmacológico das nossas crianças.”

Adriano Leite, do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), mostrou sua satisfação com o programa. “O projeto está sendo um sucesso. Fechamos o primeiro mês com excelência e sala lotada. A aderência dos funcionários está além do esperado e os palestrantes estão muito felizes por fazer parte disso. Agradeço mais uma vez a oportunidade dada pela diretoria. A base agradece!”.

Para Teódolo Júnior, técnico de segurança do trabalho, a Fábrica do Conhecimento já é um diferencial do HMCA. “As palestras são repletas de informações sobre o hospital, abordam temas relevantes e levam conhecimento aos funcionários. Este projeto é inovador e promove interação entre os participantes. Além disso, vem revelando o quanto cada um tem a oferecer para a instituição. Nós só temos a agradecer esse primeiro mês da Fábrica do Conhecimento.”