Exposição Os Grandes Mestres está aberta a visitação mediante agendamento na Vila Galvão

Até o dia 28 de março do próximo ano os visitantes do Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão poderão conferir a exposição Os Grandes Mestres, releituras de obras de artistas expressivos das artes plásticas em exibição no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael. A entrada é gratuita e a visitação é possível mediante agendamento pelo telefone (11) 2451-5184 ou através do email artesvisuais.guarulhos@gmail.com.

A exposição oferece ao público 33 trabalhos de reproduções de artistas plásticos brasileiros e europeus, acervo do Instituto Brison Vilela, do empresário e colecionador Roberto Vilela, obras que evidenciam um movimento de ruptura dentro da arte moderna.

Brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari, Cícero Dias, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, além de europeus como Picasso, Van Gogh, Renoir, Modigliani, estão entre as releituras exibidas, executadas por meio das técnicas de óleo sobre tela, acrílica sobre tela e técnica mista, realizadas pelos artistas plásticos brasileiros Anna Guerra, (releitura de Tarsila do Amaral) e Tony Minister (demais obras).

Abertura

A abertura oficial da exposição Os Grandes Mestres aconteceu na noite da última sexta-feira (11), evento que contou com a participação do secretário de Cultura, Vitor Souza, e da curadora da exposição, Anna Guerra.

“Essa intensidade de movimentos brasileiros e europeus, recriados por meio dessas releituras de artistas renomados, consegue nos dar a dimensão das artes plásticas em um período que vai do final do século XIX a meados do século XX”, explica o secretário Souza, lembrando também das ações de vivência cultural no campo das artes plásticas que objetivam promover a inserção da cidade de Guarulhos nesse cenário, como a exposição de obras do 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea, em exibição até o dia 7 de março de 2021, no Adamastor Centro.

“Artistas de grande qualidade e expressão, cujas reproduções compõem a exposição, tiveram grande influência nas artes plásticas e nos artistas de diferentes períodos, pois suas obras representam aquilo que está ao seu redor, inspirados pela vanguarda artística de suas épocas”, observa Anna Guerra. A curadora enfatizou ainda que a exposição compõe uma mostra educativa que tem como finalidade atuar na formação de público para apreciação das artes plásticas, percorrendo circuito de exposições de releituras em diversas cidades brasileiras.

Adriana Lins, chefe de Gestão de Equipamentos Culturais de Guarulhos, observou a importância das parcerias para a completa transformação do espaço do Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, mais bem adaptado e adequado para receber os visitantes. “A exposição está aberta ao público e, para visitá-la, é necessário realizar agendamento; dessa forma, conseguimos controlar a quantidade de pessoas no espaço e garantir a segurança dos visitantes, com distanciamento social e higienização”. Adriana explica ainda que todas as obras possuem audiodescrição, o que permite o acesso de pessoas com deficiência visual.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Exposição Os Grandes Mestres – Releituras

Até 28 de março de 2021

Local: Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael

Praça Cícero Miranda, s/nº – Lago de Vila Galvão

Entrada gratuita

Classificação livre

Visitação somente com agendamento pelo e-mail artesvisuais.guarulhos@gmail.com ou pelo telefone (11) 2451-5184